Como esterilizar mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê

You are currently viewing Como esterilizar mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê

Até os três anos de idade, as crianças não possuem o sistema imunológico e fortalecido e em pleno funcionamento, como nos adultos. Sendo assim, os pequenos são mais vulneráveis a doenças, infecções, viroses.

Para evitar qualquer problema, os pais devem redobrar os cuidados durante os primeiros anos, principalmente com objetos próximos do bebê e utilizados com grande frequência, como as mamadeiras, chupetas e acessórios.

Esterilização de mamadeiras, chupetas e acessórios do bebê

Uma solução para evitar contaminações é a esterilização, que, devido ao uso de temperaturas extremas, elimina agentes causadores de problemas.

Mas, como realizar a esterilização em casa? É simples, primeiro escolha qual o tipo e siga as dicas.

Esterilização quente

A esterilização quente, mais comum e rápida, pode ser feita de três maneiras:

  • Esterilização por fervura: este método pode ser feito em casa facilmente. Ele consiste em colocar determinada quantidade de água para esquentar – quantidade capaz de deixar o objeto em questão submerso. Quando a água começar a ferver, e somente nesse momento, coloque no recipiente o que se deseja esterilizar. As tetinas e as chupetas não devem ser fervidas por mais de 3 minutos, e as mamadeiras pelo tempo minimo de 12 minutos.
  • Esterilização por microondas: o mercado oferece hoje recipientes para serem colocados especificamente no microondas. É importante respeitar o tempo e o objeto indicados na embalagem, além de observar a potência do microondas.
  • Esterilização pelo vapor: existe um aparelho especifico, utilizado em hospitais e laboratórios, que realiza a esterilização pelo vapor. Apesar de ser caro, o equipamento é absolutamente eficiente e seguro, e desgasta menos os objetos.

Esterilização fria

A esterilização fria é realizada com a utilização de uma solução química especifica, comprada em locais especializados. A desvantagem é que não é totalmente eficaz como os outros métodos, mas pode ser útil para objetos que não suportam temperaturas elevadas.

Confira nesse vídeo como esterilizar a mamadeira do seu bebê:

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário