Como escolher os brinquedos certos para os bebês

Os brinquedos fazem parte da infância das crianças de muitas maneiras. Além da diversão e das brincadeiras, eles contribuem para o desenvolvimento dos pequenos.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de comprar para escolher o brinquedo certo. Veja dicas:

O brinquedo deve ser adequado à idade

Esta questão é fundamental antes de escolher, já que o brinquedo deve ser adequado à idade de seu filho. Muitos fabricantes sugerem a idade, mas os pais possuem maior capacidade para julgar, de acordo com o desenvolvimento e habilidades da criança, se ela conseguirá usá-lo da melhor maneira. Não adianta em nada presentear seu filho com um brinquedo moderno e cheio de funções se ele ainda não possui habilidades para desfrutar de tudo isso, não é verdade?

Segurança acima de tudo

A segurança, mais do que qualquer outra coisa, deve ser verificada. Verifique a estrutura, as peças, os enfeites, ornamentos: tudo deve estar de acordo com os padrões estabelecidos por órgãos fiscalizadores. Não se deixe levar pela loja, isso não garante a segurança dos brinquedos.

Os brinquedos devem ser inquebráveis, atóxicos, laváveis, sem pontas ou cacos protuberantes, botões que possam ser arrancados. Também não deve ter peças pequenas o suficiente para que a criança possa engoli-las ou introduzi-las no nariz ou ouvido. Outro detalhe: não compre nada com cordões extensos.

Perguntas importantes antes da compra

Antes de comprar um brinquedo, e também para saber se ele é a melhor escolha, você deve responder às seguintes perguntas: você vai precisar supervisionar o seu uso? Você vai precisar ensinar o seu filho a usá-lo? Você terá tempo para isso? O brinquedo é frágil, caro ou barulhento demais, a ponto de você precisar restringir o seu uso? O brinquedo está de acordo com o estilo de vida da sua família (campo ou cidade, casa grande ou apartamento pequeno)? Você tem espaço para guardar o brinquedo? O brinquedo promove estereótipos de gênero?