Como diferenciar um bebê bagunceiro de um hiperativo?

You are currently viewing Como diferenciar um bebê bagunceiro de um hiperativo?

O comportamento das crianças pode confundir os pais, fazendo com que as bagunceiras sejam consideradas hiperativas e vice-versa. A hiperatividade está sendo amplamente conhecida e discutida pela sociedade, e com isso muitas crianças têm sido consideradas como tal sendo que na verdade são apenas arteiras e desobedientes. Porém, é importante fazer o diagnóstico correto.

Crianças têm muita energia

As crianças são cheias de energia para brincar, correr, pular. Antigamente, elas podiam brincar juntas nas ruas, sem perigo. Lá, ficavam até chegar o cansaço. Já em casa, só tinham pique para tomar banho e jantar, depois iam direto para a cama.

Hoje em dia, com a mudança do estilo de vida das famílias e com o aumento da violência, as crianças ficam o dia todo dentro de casa ou de pequenos apartamentos. Muitas têm como única atividade a ida à escola, o que não é suficiente. Sendo assim, começam a correr dentro de casa, fazer bagunça e desobediência, e erroneamente são chamadas de hiperativas.

 Leia ainda:

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Características da criança hiperativa

A criança hiperativa é inquieta, desde bem pequena. Geralmente não para: corre pra lá e pra cá, pega brinquedos e os espalha pela casa para depois não brincar, não conseguem ficar sentadas e quietas por muito tempo. Elas costumam ainda interromper os adultos e ficam bravas, respondendo exageradamente quando alguém as aborrece.

A hiperatividade

A hiperatividade tem como características perda da visão ou audição, problemas de comunicação, distúrbios no sono, convulsões, estresse emocional e mal-humor. Crianças hiperativas não conseguem prestar atenção nas coisas e têm dificuldade de aprendizado. Elas se distraem facilmente e são muito apegadas a algumas pessoas.

Consulte o pediatra

Para acabar com as dúvidas, consulte o pediatra de seu filho. Ele saberá fazer a análise correta e depois disso iniciar um tratamento, ajudando a família a compreender e ajudar a criança.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário