Como cuidar da limpeza do bebê

Os bebês são seres tão pequenos e delicados que muitas vezes os pais não sabem como e com que frequência devem dar banho, lavar os cabelinhos, cortar as unhas.

O fato é que as crianças realmente exigem cuidados diferenciados. Leia a seguir e tire suas principais dúvidas:

Leia ainda: Dicas para não engordar demais na gestação

Dicas para deixar seu bebê limpinho

  • Lavando os cabelos: apesar de fininhos, os fios dos bebês devem ser lavados diariamente para evitar o acumulo de oleosidade. A temperatura da água deve ser a mesma utilizada para o banho, levemente morna. Os produtos indicados são os shampoos ou sabonetes neutros. Eles não possuem cheiro marcante e também causam menos alergia. Além disso, dificilmente levam à irritação aos olhos, mas vale prestar atenção e utilizar pequenas quantidades.
  • Duração dos banhos: os banhos nos bebês devem ser rápidos, no máximo dez minutos. Como a temperatura da água é morna, muito tempo em contato com ela pode desidratar o bebê e causar problemas de pele. Os pais podem utilizar loção hidratante nos pequenos após o banho, mas elas devem ser neutras, sem cheiro.
  • Sabonete ideal: o sabonete certo para o bebê pode ser líquido ou em barra, mas desde que seja neutro, que não causa alergias.
  • Horário ideal para o banho: o melhor momento para o banho é no final da tarde. O bebê já pode relaxar, jantar e descansar.
  • Troca de fraldas: após a troca de fraldas, o bebê precisa ser lavado com água e sabão. Evite utilizar os lenços umedecidos, que possuem perfume forte e podem causar alergia – deixe-os apenas para as emergências. Use pomada anti-assaduras.
  • Limpeza do ouvido: a limpeza deve ser feita com hastes flexíveis umedecidas apenas nas curvas da orelha e após os banhos com a toalha. A haste não deve ser utilizada no conduto auditivo, já que a pele é extremamente fina e sensível.
  • Corte das unhas: as unhas dos bebês crescem rapidamente, e devem ser cortadas com tesoura sem ponta, evitando deixá-las com pontas laterais que podem ferir a criança.
  • Limpeza do nariz: a mucosa nasal é ainda mais sensível do que o nariz. Limpe com cuidado utilizando soro fisiológico apenas quando houver secreção.