Como anunciar a gravidez para o bebê mais velho?

Vai nascer mais um bebê, oba! Mas, e o primogênito da casa como será que ele vai reagir a esta notícia?

Até o momento era ele que tinha toda a supremacia, era o mais mimado da mamãe e do papai, do vovô e da vovó e por aí vai. O anúncio de uma nova gravidez para o seu filho pode parecer um momento meio complicado, porque você não sabe como ele irá lidar com a novidade.

Veja algumas dicas do que você pode fazer para anunciar a gravidez ao seu bebê mais velho:

Foto: Schoolgrantsguide

Foto: Schoolgrantsguide

Não adie a notícia

Assim que souber da gravidez, conte para seu filho. Mostre a ele que a família está crescendo e que em breve ele terá um irmãozinho ou irmãzinha para brincar.

Seja verdadeira

Fale para seu bebê mais velho que o mais novo integrante irá chorar a noite, que ele poderá ter menos tempo para passear e precisará compartilhar seus brinquedos. Sendo assim, ele ficará mais seguro e você irá prepará-lo para essas situações.

Foto: Bable

Foto: Bable

Demonstre felicidade

Ao conversar com seu bebê mais velho, mesmo que a gravidez não tenha sido planejada, demonstre como está feliz! Se contar com um ar de felicidade a notícia será recebida de forma positiva, mas se contar com um tom pouco empolgante a criança poderá reagir com mais angústia do que com alegria.

Faça um momento especial

Outra coisa muito bacana é você preparar alguma ocasião especial. Prepare um piquenique, um café da manhã ou até mesmo um jantar com alguns acessórios de bebê para enfeitar. Será um momento inesquecível e seu pequeno poderá ficar alegre com a notícia.

Envolva o bebê mais velho na preparação da chegada

Envolva seu filho na preparação da chegada do bebê. Deixe ele te ajudar com as roupinhas, na decoração do quarto e leve-o quando for fazer ultrassom. Assim os laços de irmandade começarão a surgir.

Leia mais: Sapatinhos mais aconselhados para bebês

O amor por ele continuará o mesmo

Certifique-se de que seu bebê mais velho compreende que o lugar dele está reservado no seu coração e o amor continuará o mesmo, nada vai mudar. No entanto, seja paciente e compreenda sempre seu filho. Até então ele era o único e por isso pode dar alguns chiliques com a notícia.

Lembre-se que ele é criança e também precisa se adaptar à nova rotina.

E então, como você vai anunciar a chegada do novo bebê? Compartilhe conosco!