Como aliviar o estresse durante a gestação

O estresse é um dos grandes males do mundo moderno. Os inúmeros afazeres, as pressões, preocupações e responsabilidades deixam todos ansiosos e nervosos, mas as gestantes precisam se cuidar. Tudo o que a mãe sente passa para o bebê, e ele também vai acabar ficando agitado. Além disso, pesquisas comprovam que mulheres estressadas podem ter parto prematuro.

O parto prematuro

Um estudo realizado na Dinamarca comprovou que mulheres que passam por grande estresse até seis meses antes da gestação, têm maiores chances de ter parto prematuro.

Leia ainda: Perigos do sal durante a gestação

Os maiores vilões

De maneira geral, os maiores causadores de estresse na vida das mulheres gravidas são problemas financeiros, pressão no ambiente de trabalho e problemas e discussões com o companheiro.

O momento certo

A vontade de ser mãe acompanha muitas mulheres, mas as vezes o melhor é esperar o momento certo, avaliando como estão as variáveis envolvidas na espera e nascimento de um bebê. Se você está em um momento de muito trabalho e pressão em seu emprego ou se sua relação com seu parceiro está abalada, esperar um pouco mais para a maternidade pode ser a decisão mais acertada.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Como afastar o estresse e ter uma gestação mais saudável

  • Procure um médico: faça todo o acompanhamento pré-natal corretamente e tire suas dúvidas com o ginecologista. Converse com ele inclusive sobre o fato de estar estressada. Ele poderá recomendar que você visite um psicólogo para tratar do problema;

  • Para de fumar e beber durante a gestação. Estes vícios fazem muito mal à saúde do bebê e da mãe, deixando-a ainda mais ansiosa;

  • Tente relaxar. Faça uma viagem longa ou de final de semana, sessões de massagem, exercícios físicos como yoga, pilates e caminhada: tudo isso ajuda a desestressar e a restabelecer a calma.