Como ajudar o bebê a ter um sono tranquilo

Importante para as mães, uma noite de sono tranquilo também é fundamental para os bebês. Eles recuperam as energias que foram gastas durante o dia e recuperam forças para o dia seguinte. Para os recém-nascidos, as horas de sono influenciam até no desenvolvimento. No entanto, fazer o bebê pegar no sono e dormir bem durante a noite interira pode não ser tarefa tão fácil assim. Veja a seguir algumas dicas e orientações que vão ajudar bastante:

Nada de ninar o bebê
Os bebês “aprendem” logo cedo como devem dormir. Quem ensina são os pais, que devem tomar cuidado para não acostumar mal seus pequenos. O hábito de ninar antes de dormir, por exemplo, não deve ser estimulado. É porque senão a criança vai começar a sentir a necessidade de ser ninada todos os dias e não mais conseguirá dormir sem que seja embalada. Isso vai dificultar bastante o processo de fazê-la dormir sozinha.

Leia ainda: Melhores técnicas e dicas para dormir bem na gravidez

Foto: 4.bp.blogspot.

Foto: 4.bp.blogspot.

Nada de se alimentar durante a noite

Conforme a criança vai crescendo, as mamadas noturnas devem acabar, naturalmente. Porém, se seu filho acorda durante a noite e pede, é bom verificar se sua alimentação durante o dia e antes de dormir estão corretas. Alimentar a criança no meio do sono pode deixa-la ainda mais agitada. Para fazer com que o bebê pegue no sono novamente ofereça um copo de água, converse um pouquinho ou conte uma história.

Nada de colocar medo nas crianças

Antigamente, era muito comum colocar medo nas crianças que não queriam dormir falando de monstros e bicho-papão. Hoje, já se sabe que isso pode deixar a criança ainda mais agitada e amedrontada, impedindo que consiga pegar no sono. A criança assustada também prefere dormir com a luz acesa, sendo que o escurinho é muito bom para relaxar e promover o descanso completo.