Com quanto tempo devemos tirar a chupeta e a mamadeira do bebê?

O abandono de itens como a mamadeira e a chupeta podem causar grande preocupação aos pais. Alguns chegam a recorrer a simpatias para que seus filhos, que já estão crescendo, abandonem hábitos como esses. Mas, quando é o momento exato de tirar a chupeta e a mamadeira? Veja a seguir a resposta para esta e para outras questões:

O bebê está crescendo e não abandona a mamadeira

O abandono da mamadeira é apenas uma das questões. Além da mamadeira e da chupeta, existem ainda hábitos como chupar os dedos, não querer dormir sozinho, sem a companhia dos pais, nem abandonar as fraldas.

Leia ainda: Como perder os quilos extras da gestação

como largar a chupeta

A idade é relativa

Para os especialistas, é complicado precisar uma idade para que as crianças comecem a se desfazer de tudo isso. É que cada uma delas é única, apesar das mesmas fases da infância. São muitas variáveis a serem consideradas. Por isso, anote aí os períodos estimados para as mudanças: as crianças costumam deixar as fraldas dos dois aos quatro anos; quanto à amamentação, dos dois aos três anos.

Sem comparações

Mesmo que seu filho esteja fugindo um pouco às regras, não faça comparações com outras crianças. Os pequenos precisam ser estimulados pelos pais.

Como deixar a mamadeira?

Os pais precisam associar o abandono da mamadeira a uma conquista da criança e também a novos benefícios. Por exemplo, deixando de lado a mamadeira, o pequeno poderá sentar-se à mesa para tomar café da manhã com toda a família – sua presença e companhia devem ser colocadas como muito importantes e divertidas para todos. A retirada da mamadeira deve ser feita de forma gradual.

Abandonando a chupeta

As crianças estão prontas para parar com a chupeta quando conseguirem dormir durante uma noite inteira. O abandono da chupeta pode ser estimulado a partir dos seis meses de idade da criança.