Chá Rifa de Bebê: como fazer, dicas e modelo para editar em PDF

O chá rifa de bebê é o que o próprio nome sugere, uma rifa que tem como objetivo fazer com que os convidados escolham um número (ou nome) na cartela de rifa e presenteiem os pais.

Geralmente, esse é um tipo de chá de bebê feito de maneira virtual onde, na data escolhida pelos pais, todos se reúnem em uma sala virtual, ou presencialmente se preferir, para saber quem ganhou e também para entregar os presentes ou pacotes de fraldas.

como funciona cha rifa de bebe
Foto: A life unfolding

Essa é uma opção muito interessante para quem ainda não se sente seguro em se reunir, principalmente, na gravidez. E também, é um método que veio para ficar, pois conquistou o coração de todos.

Entenda como funciona o chá rifa de bebê, o que pedir, como fazer passo a passo e dicas de convite.

Como funciona um chá rifa de bebê? 

O chá rifa de bebê surgiu em meio à pandemia, para permitir que os pais ainda tivessem esse momento único, sem ter que se preocupar com a segurança do bebê e de todos.

cha rifa de bebe online
Foto: The Postpartum Party

Como já foi dito, na maioria das vezes, ele é feito de forma virtual, afinal, esse foi o intuito do chá rifa.

De modo geral, é uma rifa que os pais “vendem” em troca de fraldas ou outros itens para o bebê.

O ganhador da rifa é anunciado no dia marcado para o chá e o prêmio é definido pelos pais e fica mantido secreto.

cartela de cha rifa de bebe feminino
Foto: Topo de Bolo para Imprimir

Apesar desse prêmio ser uma motivação para os convidados participarem, normalmente, eles são família e amigos queridos que já anseiam fazer parte desse momento.

Como fazer chá rifa de bebê online passo a passo

Para quem já participou de uma rifa, seja na escola, na igreja ou com os amigos, sabe bem como funciona e como é divertido, mesmo para quem não ganha.

Mas, como nesse caso é um chá rifa de bebê, algo que surgiu recentemente, pode gerar algumas dúvidas de como fazer. Então, confira o passo a passo para fazer o chá rifa de bebê:

Convite

Para fazer o convite, abra o aplicativo Canva e, em seguida, toque na barra de ferramentas e pesquise por convite de chá de bebê. Dessa forma, o aplicativo dará várias opções de templates prontos com o tema e também a opção em branco para criar.

convite
Foto: @isasilveira_21

Depois, comece a editar colocando as informações importantes como o dia, o horário, o que dar de presente, entre outras coisas. Basta clicar em texto e escolher a fonte que preferir.

Ao lado, na barra de ferramentas, também tem a opção de elementos para inserir desenhos e itens para personalizar o convite, como mudar a cor do texto, bordas e vários outros itens.

Como fazer chá rifa de bebê online
Foto: Lua e Costas

Para colocar a rifa, é necessário salvar o arquivo criado e, em seguida, fazer o upload da imagem no Canva novamente.

Depois, clique em duplicar a imagem e adicione a tabela ao lado do convite. Essa tabela é encontrada no Google e, basta salvar e fazer o upload para o aplicativo.

Depois que o convite estiver pronto, salve na galeria do computador ou celular.

Prêmio

Os pais do bebê sãos os responsáveis por escolher o prêmio secreto para o chá rifa de bebê.

Se a ideia for um chá virtual e alguns dos participantes morarem longe, o prêmio pode ser escolhido em uma loja virtual para facilitar o envio ou ainda pode optar por prêmio em dinheiro.

cha rifa de bebe virtual
Foto: udois

O ideal é que não seja algo tão barato, pois a intenção é retribuir o carinho. Mas, também é importante que não seja algo tão caro que acabe não compensando a rifa financeiramente.

Sorteio

O sorteio é feito na data escolhida e especificada no convite. Na hora certa, faça uma chamada de vídeo com todos os convidados. Através do site sorteadores, deve apenas preencher os números e deixar que a própria plataforma faça o sorteio de maneira aleatória e automática.

Além disso, também tem a opção de fazer o sorteio de maneira tradicional, manualmente. Como todos estarão online, pode anotar os números em papeizinhos na frente de todos e jogar para cima, escolher um dos papeis e o número que pegou será o ganhador.

Dica de aplicativo para fazer chá rifa 

O convite para o chá rifa de bebê pode ser feito no canva, que é um aplicativo próprio para a criação de designers.

aplicativo para fazer chá rifa de bebe
Foto: Pinterest Marceline Araújo

Nele, é possível colocar desenhos, nome do bebê e personalizar o convite do jeito que desejar. Ele tem versões para IOS e também para Android, além de ter a opção de se cadastrar no site, caso não queira baixar o aplicativo.

Também tem alguns modelos prontos dentro do próprio aplicativo para quem deseja.

Já para a transmissão do chá rifa de bebê virtual, pode usar o WhatsApp que permite essa transmissão em grupo ou ainda ferramentas do gmail como o Meet, por exemplo. 

O que pedir no chá rifa de bebê? 

Um dos itens que mais gera investimento para os pais são as fraldas e, com isso, é comum os pais optarem por pedir fralda no chá rifa de bebê.

prêmios

Essa de fato pode ser uma excelente ideia e a dica é variar bem os tamanhos na hora de pedir, pois o bebê cresce rápido.

Além disso, pode também pedir itens de higiene pessoal, como lenço umedecido, pomadas para assadura, sabonete, shampoo, condicionador, algodão, entre outros.

Não é comum pedir roupinhas ou coisas mais caras, porque o objetivo é que todos tenham condições de participar e que os preços dos itens sejam aproximados.

Agradecimentos aos convidados que não ganharam o prêmio

É importante se lembrar de agradecer todos os convidados que participaram desse momento. Para isso, os pais podem falar algumas palavras de carinho e gratidão para que eles saibam que esse momento vai ficar guardado na memória e que todos foram muito importantes.

Apesar de toda a diversão, a participação deles é, principalmente, como um gesto de carinho e amizade e eles demonstram que se importam com o bebê e com os pais.

Chá rifa em PDF para editar

Confira um modelo de chá rifa em PDF para baixar, editar e imprimir clicando aqui.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário