Chá Revelação: ideias simples e criativas

Menino ou menina? O chá revelação é um evento que foi criado nos EUA para tornar o momento da descoberta ainda mais emocionante.

Com o sucesso desse evento, acabou se espalhando pelo mundo, inclusive no Brasil, onde já é tradição.

Esse chá funciona da seguinte maneira: amigos e familiares se reúnem para descobrir se o bebê a caminho é um garotinho ou uma garotinha. É importante lembrar que nem mesmo os pais sabem.

A comemoração é feita com uma decoração usando elementos rosa e azul, em um ambiente descontraído e repleto de brincadeiras, o que ajuda a controlar toda a expectativa.

Se você curtiu a ideia e deseja fazer um chá revelação incrível, acompanhe as dicas imperdíveis para tornar esse momento inesquecível!

Como organizar um chá revelação simples

Com o bebê a caminho, pensar em economizar com os preparativos do chá revelação é uma boa ideia. Além disso, a verdade é que não é necessário gastar muito para fazer um chá bonito e divertido.

Uma decoração simples pode ser feita com muito capricho usando materiais mais em conta. Basta usar a criatividade para trazer um resultado lindo na decoração e para agradar a todos os convidados.

chá revelação

(Foto: Fazendo Nossa Festa Oficial)

Veja algumas dicas inspiradoras a seguir:

Mobília

Não é necessário alugar a mobília para o chá de revelação, pois é possível usar a que tiver em casa. Uma mesa grande pode servir muito bem, é só colocar uma toalha bem bonita sobre ela. Se for feita de vidro ou madeira, a toalha pode até ser dispensada.

Enfeites

Os enfeites podem ser feitos usando EVA e papel nas cores azul e rosa, que são materiais de baixo custo e que oferecem resultados lindos. O indicado é fazer um molde retirado da internet para criar enfeites com formato de roupinhas e acessórios de bebês.

Também pode ser feitas várias bandeirinhas, flores de papel crepom e plaquinhas impressas com frases divertidas para que os convidados usem no momento de tirar as fotos.

Arranjos de flores

Flores naturais ajudam a valorizar o ambiente e também combinam com qualquer tema. Recomenda-se que sejam usadas flores da estação, já que têm um preço mais reduzido.

Balões

Os balões animam qualquer evento e deixam a decoração linda. Use balões em tons pasteis de azul e rosa para criar um clima de revelação. Balões metalizados em formato de interrogação também ficam bem legais.

Dicas de como revelar se é menino ou menina

O momento da revelação é o mais importante da festa e merece ser bem especial. Para isso, peça para que uma pessoa de confiança se encarregue de conferir o resultado do ultrassom e guardar segredo.

O guardião do segredo pode ser a madrinha do bebê ou a melhor amiga da gestante e deve se encarregar dos preparativos da revelação em si. É bom lembrar que o obstetra precisa ser informado para não dar nenhuma pista aos pais no pré-natal.

Há várias ideias criativas para o momento da revelação, entre elas:

Recheio do bolo

Essa é a forma mais tradicional de revelar se o bebê é uma menina ou um menino. A cobertura não deve dar nenhuma pista, ou seja, ela deve ser branca ou então uma mistura intercalada de rosa e azul.

chá revelação simples

(Foto: buffetkidskingdom)

No momento em que os pais cortam o bolo juntos, o recheio ou a massa vai indicar quem está a caminho: rosa para menina e azul para menino.

Balões com gás hélio

Os balões com a cor azul ou rosa são colocados dentre de uma caixa grande ou de um baú. Ao abrir a tampa, eles sobem e os pais descobrem se vão ter um menino ou menina.

como revelar

(Foto: Love Milk)

Balão com papel picado

O balão deve ser enchido com papéis picados com a cor indicativa de menina ou menino. Assim que os pais estourarem, serão encobertos pelos papeis, revelando o segredo.

balão gigante

(Foto: Mercado Livre)

Fumaça colorida

Usar fumaça na revelação é uma ideia que surpreende os convidados. É feito da seguinte forma: os pais recebem um bastão de fumaça e ao, acender, descobrem se a cor que sai é rosa ou azul.

fumaça colorida

(Foto: dayimgato)

Ideias para chá revelação diferente

Se você deseja fazer uma festa de revelação que seja diferente e inesquecível, não pode deixar de conferir as ideias que são mostradas a seguir:

Cores da decoração

Para quem deseja fugir do óbvio, pode optar por outras cores que simbolizem menino e menina, como o verde e lilás ou amarelo e laranja. As cores devem ser usadas não só na decoração, mas também no bolo.

decoração de chá revelação

(Foto: correio24horas)

chá de revelação

(Foto: tudodefestaoficial)

Fotos do ultrassom

Pequenas fotos do ultrassom podem ser colocadas em um quadrinho sobre a mesa ou então penduradas em um varalzinho. Assim, os convidados vão poder brincar de tentar adivinhar se é menino ou menina só pela imagem.

Roupas dos convidados

Peça para que os convidados venham para o chá revelação usando uma peça roupa ou acessório na cor rosa ou azul, dependendo do palpite. Assim, será possível identificar quem acertou e as fotos vão ficar ainda mais divertidas.

Pegadinhas

Para aumentar a expectativa, crie falsas revelações. Por exemplo: colocar papéis de várias cores dentro do balão a ser estourado ou dar um bastão azul e outro rosa para os pais acenderem (vale quando não se tratam de gemêos).

Melhores brincadeiras para chá revelação

O chá revelação deve ser um momento descontraído e divertido para todos os participantes. Para que isso seja possível, nada melhor do que entreter os convidados fazendo com que interajam tentando descobrir se o bebê é menino ou menina.

Cada resultado das brincadeiras pode ser anotado em uma lousinha, acrescentando um laço na coluna que representa a menina e uma gravata na coluna do menino. Assim, ao final do evento, o resultado vai ser conferido e para descobrir se acertaram.

brincadeiras

(Foto: Inventos em Eventos)

Confira algumas opções de brincadeiras para entreter os convidados:

Palpite dos convidados

A primeira brincadeira deve ser feita logo após a chegada dos convidados. Duas caixinhas ou saquinhos devem ser disponibilizados, um para quem acha que vai ser uma menina e outro para quem aposta em um menino.

Cada um dos participantes escreve o próprio nome em um papel e coloca dentro da caixinha ou saquinho correspondente. Ao final do evento, os pais podem fazer um sorteio e dar uma lembrancinha para quem adivinhou e quem errou.

Formato da barriga

Há quem diga que existe diferença no formato da barriga que ajuda a identificar se o bebê é menino ou menina. Se o formato da barriga for pontudo, marque em “menino” e se for arredondado, “menina”.

Garfo e colher

Um garfo e uma colher devem ser escondidos embaixo de almofadas diferentes, sendo que o garfo representa um menino e a colher uma menina. Para fazer essa brincadeira, a mãe não deve saber onde cada um dos talheres foi colocado.

A gestante deve se sentar em uma das almofadas e vai ser anotado no quadro a opção daquela em que ela se sentar.

Brincadeira da aliança

Essa brincadeira é feita usando uma aliança presa a um cordão. O cordão deve ser segurado sobre a barriga da gestante e, se ele se mover para frente e para trás, indica que é um menino. Caso se movimente em círculo, a opção vencedora é uma menina.

Perguntas para os pais

A futura mamãe e papai podem elaborar algumas perguntas antes do dia do evento para que os convidados tentem adivinhar. Essa brincadeira sempre garante boas risadas e momentos divertidos.

As perguntas devem estar relacionadas com a gravidez, como “quantas semanas de gestação?”. Quem acertar poderá receber uma lembrancinha.

Peso do papai

Uma das maneiras mais divertidas de incluir o pai nas brincadeiras é verificar se ele também vem ganhando peso durante a gestação da futura mãe. Se ele manteve o peso, marque menina e, se ganhou alguns quilos, marque menino.

Confira mais dicas de brincadeiras para chá revelação super divertidas:

Decoração de bolo azul e rosa

Para criar todo um clima de mistério no chá de revelação, o bolo deve ter as cores rosa e azul na decoração e apenas o recheio apresentar a cor correspondente para menina (rosa) e menino (azul).

bolo rosa e azul

(Foto: Senta que lá vem história)

A cobertura pode ser feita usando pasta americana ou chantilly. É possível fazer uma metade do bolo em cada cor ou então intercalar azul e rosa. Para deixar ainda mais fofo, o indicado é usar enfeites que rementem ao universo dos bebês, como:

  • Sapatinhos
  • Roupinhas
  • Mamadeiras
  • Chocalhos
  • Chupetas
  • Fraldinhas
  • Ursinhos

O bolo pode ter um ou mais andares. No topo, são colocados dois itens iguais, um na cor rosa e outra na cora azul. Uma dica é usar confetes azuis ou rosas no recheio, o que dá um efeito bem diferente na hora de cortar o bolo.

Veja fotos de bolos decorados para se inspirar ainda mais:

bolo decorado azul e rosa

(Foto: mybabydoo)

dicas de bolos

(Foto: Elo7)

menino ou menina

(Foto: Tudo Gostoso)

decoração de bolo

(Foto: Teu Cuidado)

bolo chá revelação 2 andares

(Foto: Ateliê Cátia Bechelli Giorgi)

Modelos de convites criativos

Os convites do chá revelação devem conter as cores azul e rosa da festa. Veja as dicas para criar modelos bem criativos:

Nome de menino e menina

Se os nomes para menino e menina já estiverem decididos, eles podem ser colocados no convite, de modo a aguçar ainda mais a curiosidade dos convidados.

modelos de convites

(Foto: Fina Essência Mimos Personalizados)

convites criativos

(Foto: Fina Essência Mimos Personalizados)

Pezinhos

A ideia é colocar no convite um pezinho azul e um rosa. Pode ser impresso no próprio convite ou ser colocado em relevo com cartolina ou EVA.

Pop-up

Convites pop-ups sempre deixam os convidados admirados. Ele pode ter o formato de uma caixinha azul e rosa. Outra ideia é, ao abrir o convite, uma silhueta de menina e de menino saltam de dentro.

Interrogação

O convite pode conter um grande ponto de interrogação ou vir acompanhado de perguntas como “menino ou menina?”, “lacinho ou gravatinha?” “ele ou ela?”.

convite diferente

(Foto: RISK Artes)

laços ou gravatas

(Foto: RISK Artes)

convite rustico

(Foto: Pinterest Priscilla Gomes)

revelação de bebe

(Foto: Criart – Papelaria Divertida)

convite simples

(Foto: Mercado Livre)

convite rosa e azul

(Foto: Rafaela Cassemiro)

convite para chá revelação

(Foto: Studio 2k)

Carta do bebê para os pais

A carta do bebê para os pais deve ser lida pelos padrinhos ou melhor amiga no momento que antecede a tão aguardada revelação:

Olá, mamãe e papai!

Posso ser ele ou ela, ainda não sei. Mas sei que vocês devem estar ansiosos pela minha chegada e que serei recebido com todo o amor do mundo.

Fiquem sabendo que vou dar um pouco de trabalho, não vou deixar vocês dormirem direito e logo vou estar bagunçando pela casa. Mas também vou encher a vida de vocês de muita alegria.

Espero ser um presente para vocês e, a partir de agora, já podem começar a me chamar pelo nome. Tcham tcham tcham! Parabéns papai e mamãe!

Já chega de suspense, né?

Com amor, neném.

Tema para decoração de chá revelação

O tema usado na decoração do chá revelação deve combinar tanto para meninas como para meninos. Para ajudar a se decidir, separamos algumas dicas:

Ursinho

Esse é um tema super fofo e que remete ao sentimento de calmaria dos bebês em seus primeiros meses de vida. Por esse motivo, é um dos temas que são mais usados em chá revelação.

temas para chá revelação

(Foto: InspiraçãoFest)

chá revelação tema urso

(Foto: mejajepara)

Chuva de amor

A chuva de amor é um tema que combina muito bem com o evento de revelação. Afinal, simboliza a chegada do bebê, trazendo muito amor para os pais e familiares. Isso sem falar que fica lindo com as cores azul e rosa.

chá revelação tema chuva de amor

(Foto: Pinterest Fabiola Ferreira (fabiola7656))

Anjinho

Para os papais, os filhos são como anjinhos enviados dos céus para encher a vida de todos de amor. Por isso, nada melhor do que celebrar a descoberta com uma decoração de anjinhos rosas e azuis.

Lacinhos e bigodes

Para quem curte temas divertidos e irreverentes, essa é uma boa opção. Os lacinhos e bigodes devem aparecer na decoração, bolo e docinhos da festa.

Confira mais ideias de decoração para chá revelação:

chá revelação tema cegonha

(Foto: festafacildiy)

tema elefantinho

(Foto: Pinterest Shaiani Calixto (shai_zinha))

decoração simples

(Foto: InspiraçãoFest)

faça você mesmo

(Foto: Pinterest Camila Jimenez (njcamila2011))

decoração de mesa

(Foto: festafacildiy)

simples e barato

(Foto: blogpapoglamour)

ovelhinha

(Foto: Tua Casa)

Veja também: Lembrancinhas de Chá de Bebê: Faça Você Mesmo, Para Imprimir e Passo a Passos

Chá revelação de gêmeos

Os pais que estão à espera de gêmeos vão ter uma revelação em dose dupla. Assim, já podem se acostumar a ter tudo em dobro, começando pelos elementos que vão mostrar se são dois meninos, duas meninas ou um menino e uma menina.

chá revelação de gêmeos

(Foto: Juan Sirras)

Para isso, serão necessários dois recheios de bolos. O bolo pode ter dois andares (cada uma representando um bebê) ou então ser dividido meio a meio (uma metade revelando cada bebê).

Quem preferir também pode fazer um bolo com camadas coloridas. Se as camadas forem todas de uma só cor, quer dizer que são dois meninos (azul) ou duas meninas (rosa). Se for intercalado (azul e rosa), quer dizer que é um menino e uma menina.

Se forem usados balões, o processo é o mesmo: podem ser usados dois balões, cada uma correspondente a um bebê, ou apenas um com as cores misturadas.

Curtiu as dicas para o chá revelação? Use as ideias que mais gostou e faça uma festa maravilhosa para comemorar essa descoberta especial.

Referências

decorfacil.com/cha-de-revelacao

festas.site/bebe/cha/cha-revelacao

lavembebe.com.br/blog/cha-de-revelacao-dicas-para-organizar

soloinfantil.com/cha-de-bebe-fraldas/brincadeiras-para-cha-de-revelacao

festejarcomamor.net/blogs/blog-festa-infantil-cha-de-bebe-cha-revelacao/cha-de-revelacao-ideias-imperdiveis-para-voce-montar-o-seu


  • Add Your Comment