Bebê pode ser vegetariano?

Este é um assunto que traz muitas dúvidas para os pais vegetarianos ou veganos, uma vez que a maioria quer estimular seus filhos, desde pequenos, a seguirem também a dieta. Mas, será que não comer carne ou qualquer alimento de origem animal pode prejudicar o crescimento e desenvolvimento do bebê? Veja as respostas a seguir:

Bebês podem ser vegetarianos

É isso mesmo. Ao contrário do que muita gente pensa, os bebês podem sim seguir a dieta vegetariana. Porém, os pequenos precisam de uma alimentação saudável e equilibrada que forneça a eles todos os nutrientes necessários. O primeiro passo é procurar um nutricionista, que poderá orientar os pais quanto aos alimentos e quantidades corretas.

Leia ainda: Chupar dedo atrapalha a fala e a dentição do bebê?

Substituições

A dieta sem carnes ou alimentos de origem animal precisa contar com as substituições e compensações adequadas. Leguminosas como o feijão podem substituir a carne. Como as crianças precisam de mais calorias que os adultos, a alimentação infantil deve ter ainda grãos e cereais. Vale lembrar que legumes e verduras podem ser volumosos, mas são pouco calóricos.

Foto: media.eatdrinklivewell.

Foto: media.eatdrinklivewell.

Vitamina B12

A vitamina B12 está presente em grandes quantidades em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos, leite e queijo. Sua deficiência no organismo pode causar anemia. No entanto, os vegetarianos e veganos podem realizar a reposição da vitamina, por isso é sempre importante o acompanhamento médico.

A importância do leite materno

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de idade. Depois disso, até os dois anos (idade recomendada), ele será complemento juntamente com outros alimentos. Durante os primeiros meses, a obrigatoriedade do leite garante ao bebê todos os nutrientes necessários, bem como fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, os pais precisam garantir o aleitamento materno aos pequenos. Depois dos seis meses é que os alimentos sólidos devem começar a ser introduzidos.