Como cuidar do cordão umbilical do bebê

O cordão umbilical é um importante elo entre mãe e bebê, que se desenvolve a todo vapor dentro do útero. Porém, após o nascimento, muitas mulheres têm dúvidas em relação aos procedimentos corretos para higienização e cuidados com o bebê. Veja a seguir algumas dicas:

O cordão umbilical

O cordão umbilical é o meio pelo qual o bebê, que se forma e cresce dentro da barriga da mãe, recebe oxigênio e os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Logo após o parto, quando o bebê já veio ao mundo, o médico corta o cordão umbilical do bebê, o que simboliza que agora ele e sua mãe possuem uma relação diferente.

Cuidados com o cordão umbilical do bebê

Após o corte realizado pelo médico, o pedaço do cordão umbilical que permanece no corpo do bebê é um pedaço de tecido que não possui qualquer sensibilidade. Porém, por estar aberto, é uma porta para a entrada de possíveis microorganismos que podem causar problemas como infecções.

Por isso, até que o pedaço de cordão umbilical que ficou no bebê cair – deixando a mostra o umbigo – alguns cuidados são necessários.

As mamães devem realizar a limpeza do local de quatro a seis vezes por dia, ou quando perceberem que a região está suja. A limpeza deve ser realizada com materiais limpos e esterilizados. Utilize gaze e álcool fino (70%).

Outro cuidado é em relação à fralda, que não deve cobrir o cordão umbilical. Portanto, caso necessário, dobre-a antes de fixá-las com a fita adesiva existente nas extremidades.

O cordão umbilical também não deve apresentar cheiro forte ou tonalidade muito avermelhada, o que pode ser sinal de infecção ou limpeza excessiva. É possível que o cordão sangre um pouco, o que é normal.

O cordão umbilical do bebê deve cair naturalmente após uma ou duas semanas de vida. Caso perceba problemas ou caso passo este tempo ele não tenha caído, é indicado procurar um médico para avaliar o bebê com maior precisão.