Atividades indicadas para gestantes

Os exercícios durante a gestação fazem bem não só para a mulher, mas também para o bebê. Se a mulher já praticava alguma atividade física antes de engravidar, talvez seja necessário trocá-la por uma de baixo impacto ou adaptá-la para que possa ser realizada, tranquilamente, ao longo dos meses de gestação. Por outro lado, se ela levava uma vida sedentária, nunca é tarde para começar e desfrutar dos benefícios. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas:

Ganho de peso

O ganho de peso durante a gestação é inevitável – entre 7 e 12 quilos, aproximadamente. Apesar disso, engordar excessivamente não é só negativo para a estética e autoestima da mulher, mas também para sua saúde, já que aumenta os riscos também de hipertensão.

Leia ainda: Teste de farmácia para saber se o bebê é menino ou menina

Foto: calmababy.

Foto: calmababy.

Os benefícios

Dentre os benefícios dos exercícios na gestação estão o controle do peso, o fortalecimento dos músculos – inclusive os das costas, que vão sustentar a barriga – , diminuição do inchaço, melhora dos sistemas cardiovascular e respiratório. Vale lembrar que é sempre fundamental consultar seu médico antes de iniciar uma atividade.

Exercícios mais indicados para as gestantes

– Hidroginástica: na água, o impacto é diminuído e a mulher nem sente o peso de sua barriga. É possível alongar todo o corpo, mexer com os mais variados músculos e melhorar a circulação. A água ainda tem um incrível efeito relaxante. Estudos mostraram que gestantes que praticam atividades na água sentem menos dor durante o parto;

– Caminhada: a caminhada pode ser feita pela maioria das gestantes. A vantagem é que você não precisa estar matriculada em uma academia para praticar a atividade. O único cuidado é não deixar que a frequência cardíaca ultrapasse 140bpm;

– Pilates: o pilates parece leve, mas trabalha vários músculos apenas com o peso do corpo da mulher. A atividade contribui para uma postura mais correta, evita as dores nas costas e fortalece a musculatura pélvica.