Aromaterapia para o bebê: quais os benefícios?

A aromaterapia pode trazer muitos benefícios para os bebês, inclusive para os recém-nascidos, sendo uma importante aliada das mães no cuidado com os bebês.

Aromaterapia

A aromaterapia utiliza o cheirinho de diversos óleos essenciais para trazer benefícios, afinal, muitos têm o poder de provocar diversas sensações boas.

Porém, a aromaterapia deve ser feita com muito cuidado, atenção e informação quando se trata dos bebês. Os óleos precisam ser escolhidos com cuidado – muitos devem ser diluídos pois são altamente concentrados. Outros não devem ser passados diretamente no corpo, e sim deixados para agir no ambiente.

Prefira colocar os óleos para perfumar o ambiente e consulte um pediatra antes de colocar em contato com a pele da criança, que é muito mais sensível.

 Leia ainda: Como calcular ganho de peso durante a gestação

Benefícios para os bebês

Os bebês são muito sensíveis aos cheiros. Dependendo do óleo utilizado para a aromaterapia, os benefícios muitos. Os bebês ficam mais calmos e tranquilos, dormem melhor, ficam mais equilibrados e sem medos. Outros óleos trazem alegria, apetite, diminuem a irritação, afastam o mal-humor. Outros ainda estimulam a concentração, a criatividade e diminuem o estresse.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Benefícios para as mães

Devido à sensibilidade adquirida pela mulher gravida, algumas poucas gotinhas bastam. Também não é indicado o uso após o quinto mês de gestação. A aromaterapia pode afastar os enjoos excessivos, as dores de cabeça, a indisposição e melhorar o humor. Além disso, diminuir a ansiedade e o estresse e melhorar o sono.

Óleos seguros para as crianças

De acordo com o livro Aromatherapy for babies and children, de Shirley Price, os seguintes óleos são bons para o uso infantil: cedro, camomila romana, tea tree, cipreste, olíbano, rosas, gerânio, alecrim, gengibre, sândalo, lavanda, ylang ylang e bergamota. Os óleos de limão, tangerina e laranja doce também são bons para os pequenos, mas eles são fotossensíveis, então lave bem as mãos caso haja contato direto.