Varizes na gestação, o que fazer?

O surgimento de varizes acontece com muitas mulheres durante a gestação. Veja a seguir por que elas ocorrem e como podem ser tratadas:

O que são as varizes?

As varizes são vasos sanguíneos que acabam se dilatando em função das alterações hormonais ocorridas na gestação, pelo aumento do peso e também devido ao aumento do útero, que pressiona os vasos existentes na região pélvica, dificultado a circulação. As varizes surgem assim nas pernas e pés provocando inchaço e incômodo.

Leia ainda: Como cuidar de gripes e resfriados na gestação

Como evitar as varizes?

Algumas medidas podem afastar o surgimento das varizes. Especialistas recomendam que a mulher controle seu peso durante a gestação, não engordando demais, seguindo as orientações médicas. Além disso, realizar exercícios físicos leves promove melhor circulação sanguíneas nos membros inferiores. A mulher deve ainda utilizar saltos baixos, que mexem com os músculos da panturrilha e contribuem para melhor circulação do local, e evitar ficar longos períodos sentada ou em pé.

Tratamentos para redução do inchaço

Massagens e drenagem linfática são procedimentos benéficos que diminuem o inchaço das pernas e pés e ajudam o sangue a circular.

varizes gravidez (Custom)

Meias elásticas

As meias elásticas são um método antigo para o combate das varizes, mas bastante eficaz. Elas atuam justamente promovendo a diminuição do inchaço e o melhor fluxo sanguíneo. Mulheres que já têm varizes devem optar pelas meias com maior compressão. As mulheres que ainda não possuem varizes devem optar pelas de menor compressão. Elas devem ser utilizadas a partir do quarto mês – coloque ao acordar pela manhã e retire na hora de dormir.

Pernas para o ar

Elevar as pernas ao deitar, utilizando como apoio uma almofada, por exemplo, é um método caseiro que funciona.

Depois da gestação…

A maioria das mulheres fica bastante aliviada após o nascimento do bebê, pois as varizes tendem a sumir naturalmente após o parto.


  • Add Your Comment

    *