É normal o bebê mexer pouco na barriga?

Quando o casal descore que vai ter um bebê, faz a maior festa. A partir daí, cada novo sintoma e cada centímetro de barriga que cresce são comemorados com toda a empolgação. Mas, se tem um sinal que torna mais palpável e mais real a gestação são os movimentos do bebê. Não há quem resista. A mulher fica simplesmente encantada quando sente seu filho se mexer dentro de seu ventre. Todos ao redor querem tocar a barriga para sentir um pouquinho do movimento.

Dúvidas são frequentes e normais

Apesar da felicidade trazida pelos primeiros movimentos, as mulheres têm muitas dúvidas em relação ao assunto. Tudo é normal, e as respostas para algumas delas seguem abaixo:

Leia ainda: Nomes femininos com seus significados

Quando o bebê começa a mexer?

Os bebês começam a se movimentar dentro da barriga de suas mães por volta da 18ª semana. No entanto, mães de primeira viagem pode demorar para sentir os sinais. Enquanto isso, mulheres que já tiveram outros bebês podem acabar percebendo-os mais facilmente. É que no início, eles são bem suaves e sutis, como se fossem cócegas feitas devagar. Para sentir mais facilmente, coma alimentos leves e deite-se de barriga para cima em um quatro silencioso. Agora, fique atenta.

Foto: i.telegraph.co.uk.

Foto: i.telegraph.co.uk.

Os movimentos

No início da gestação, o bebê ainda é muito pequeno e seus movimentos são ainda muito simples e raros. Com o passar das semanas, o bebê vai crescendo e se movimentando mais, por isso tudo se torna perceptível. Os bebês costumam se mexer tanto quanto suas mães: por exemplo, são mais ativos de dia do que durante a noite. No entanto, alguns bebês se mexem mais do que outros, e isso é normal.

Atenção

Ao final da gestação, se a mulher perceber que seu bebê parou totalmente de se mexer, deve procurar seu médico. Vale lembrar que exames pré-natal são fundamentais para o acompanhamento da saúde do bebê.