Dicas para armazenar leite materno

You are currently viewing Dicas para armazenar leite materno

A armazenagem de leite materno é uma maneira prática de conservar o principal alimento do bebê para que ele possa consumir depois, ainda com qualidade e características preservadas. A rotina corrida leva muitas mães a recorrerem ao processo, já que não podem amamentar sempre que necessário. Veja a seguir como fazer e que cuidados tomar:

Como armazenar?

Muitas bombinhas para a retirada do leite materno já possuem recipientes específicos para o armazenamento. Porém, isso pode ser feito em qualquer recipiente que seja de vidro ou plástico, desde que esterilizado e com tampa. É importante que a tampa vede bem o interior do recipiente.  A recomendação é não completar o recipiente até o final, deixando cerca de dois centímetros, já que ao congelar o leite vai se expandir.

Leia ainda: Dicas para viajar de carro para o bebê

Por quanto tempo deixar congelado?

Após colocar o leite em local adequado, leve-o para o freezer ou congelador. O leite materno pode ficar em temperatura ambiente por até duas horas e na geladeira por até 12 horas – caso precise ficar mais tempo é indicado já congelar. No congelador, o leite pode ficar até 15 dias desde que a temperatura seja menor do que 10ºC.

Leite-materno-armazenamento

Identificação do leite

Ao colocar um recipiente com leite materno no congelador, coloque nele uma etiqueta de identificação com a data. Assim você pode controlar e não confundir, evitando que o leite fique mais tempo do que o indicado no congelador.

Descongelando

Para descongelar o leite do bebê coloque-o em um recipiente com água morna. O banho-maria com água fervendo e o micro-ondas não são indicados pois podem fazer com que o leite perca algumas propriedades. Também não se deve ferver diretamente o leite congelado para que a alta temperatura não o deixe com menos nutrientes. Por fim, descongele apenas o leite que o bebê irá ingerir.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem um comentário

  1. Rosiane

    Boa noite meu nome é Rosiane trabalho em um banco de leite humano, vocês pode me dizer de onde é essa referencia que vocês publicaram sobre armazenamento de leite materno?
    Segundo a rede brasileira de banco de leite humano, o leite materno só pode ser armazenado em vidros com tampa plastica, nunca em recipientes de plástico,e devem ser consumidos imediatamente após a coleta, armazenado em refrigerador por 12 horas ou 15 dias no congelador,não deve deixar o leite materno exposto por 2 horas como vocês publicaram. É o leite artificial que pode ficar até 2 horas depois do preparo,se tiver referencia mande pra mim gostaria de me informar se alguma coisa mudou,pois oriento mães todos os dias é sempre bom estar por dentro de tudo.
    Desde de já agradeço boa noite

Deixe um comentário