Desenvolvimento de bebê de 2 meses

Quando seu filho entrar no segundo mês de vida, você já terá se acostumado com as necessidades dele. Os horários de mamada também já estarão estabilizados e a prática já estará no seu lado. Nas partes motora e postural, o seu filho já evolui gradativamente e já consegue sustentar um pouco mais a cabeça, e levanta o queixo quando está deitada de barriga para baixo.

Bebê de 2 meses – Como está o desenvolvimento?

Outra característica dessa fase é que eles já conseguem levar a mão à boca, o que é uma grande descoberta, pois eles já passam a sugar os dedos e brincar com a língua. Ainda nesse período o neném adquire capacidade de virar a cabeça quando escuta um ruído e também acompanha com os olhos um objeto que se move no quarto. Móbiles são uma ótima opção de distração nesse momento.

Os movimentos da face também são o destaque dessa fase. Os gestos fisionômicos que ele faz quando vê um rosto humano  – como enrugar a testa e até mesmo sorrir – começam a aparecer e são uma prova desse desenvolvimento. Ao observar o rosto dele, você poderá perceber a perceber satisfação, alegria, excitamento e angústia do bebê. Isso, ajudará a você a entender com mais facilidade o que o seu filho quer.

O desenvolvimento vocal também faz parte dessa fase. Ele não vai falar com essa idade, mas já começa a emitir alguns sons. Observe que ao ouvir uma voz conhecida ele ficará imóvel ou emitirá alguns gorjeios e vocalizações. Esse é o início do treino dele para falar. Com o tempo, ele vai atingir cada vez mais “força” na vocalização, até conseguir falar de fato.

Apesar de tudo que citamos fazer parte do desenvolvimento do bebê aos dois meses, uma conquista dele que se destacará bastante é em relação ao comportamento emocional. Ele já começa a entender como as coisas funcionam. Um exemplo é que ele sabe que quando chora, a mãe aparece. Também é possível observar o movimento de pedalagem, quando o bebê move as pernas rapidamente, como se estivesse pedalando uma bicicleta.