Decoração chá de bebê faça você mesmo

Os preparativos da decoração do chá de bebê podem se transformar numa oportunidade para a gestante soltar a criatividade e criar cada detalhe da celebração.

As mães que preferem fazer tudo por conta própria devem se planejar e organizar cada etapa para poder dar conta de tudo. Por isso, o ideal é pedir ajuda para as amigas e familiares, o que vai evitar que acabe se cansando demais.

Para ajudar a preparar a comemoração desse momento tão especial, separamos inúmeras dicas de como confeccionar cada detalhe do seu chá de bebê. Confira!

Simples e barato ou chique e elegante?

Uma das primeiras coisas a se refletir sobre a preparação do chá de bebê é se ele será simples ou chique. O principal atrativo de fazer uma celebração simples é em relação aos custos reduzidos.

A melhor forma de economizar é fazer tudo o que for possível por conta própria, o que vai desde a decoração até os comes e bebes que serão oferecidas aos convidados. Ao colocar a mão na massa, a comemoração sairá bem mais em conta do que contratar um profissional.

A decoração pode contar com elementos de baixo custo que darão um toque especial, como balões, varal de roupinhas de bebê, flores e EVA.

decoração chá de bebê faça você mesmo

(Foto: catchmyparty.com)

Mas, se a mãe tem um gosto mais refinado e condições financeiras para gastar mais, investir em uma decoração chique certamente será a escolha perfeita para ficar na memória dos pais e dos convidados.

Também é possível fazer uma festa com estilo elegante sem precisar contratar uma equipe profissional. Para uma decoração chique, o ideal é usar tons suaves e um estilo clássico.

decoração cha de bebe elegante

(Foto: Silvia Braz)

Já os docinhos podem ser personalizados com elementos da festa ou com a letra inicial do nome do bebê, por exemplo.

Menino ou menina?

Assim que se descobre o gênero do bebê, já começa a se pensar na decoração do chá bebê com as características de menino ou de menina. O primeiro passo é definir se a festa será feita com as cores associadas ao gênero da criança (azul para menino e rosa para menina) ou usando tonalidades neutras.

O uso de cores claras e tons de pastel deixam a decoração mais suave. Essa combinação é comum principalmente em decorações com estilo clássico, além de ser uma boa saída quando os pais que optam por não saber o gênero do bebê.

cores para cha de bebe

(Foto: Ju Galdino)

Nesse caso, também é possível fazer a decoração com uma mistura do azul com rosa.

Outros detalhes também devem ser pensados. A decoração das meninas pode abusar de laços, flores e babados.

cha de bebe rosa

(Foto: Elo7)

Já a dos meninos pode ser feita com carrinhos, bonés e até mesmo bigodinhos, que vem sendo bastante usados ultimamente.

cha de bebe bigode

(Foto: De Noiva a Mamãe)

Escolha das cores

Além dos clássicos azul e rosa, também é possível fazer uma combinação usando outras cores ou ainda fazer uma combinação entre elas, como rosa e lilás ou azul e verde.

Confira algumas possibilidades para usar no chá de bebê e fugir do tradicional:

Cores para menina

  • A cor rosa é clássica para as festas de meninas. Ela pode ser usada em várias tonalidades ou combinada com outras cores.
  • Também é possível fugir do padrão rosa e fazer a decoração usando vários tons de lilás, misturado com detalhes em branco.
  • Em uma decoração com florais, a cor rosa é perfeita para representar as flores, enquanto que o verde representa as folhagens.
  • Rosa e marrom juntos dão um toque diferente, enquanto o rosa com dourado ou preto deixa a decoração mais elegante.
cha de fraldas menina

(Foto: Great Ideas Home Decoration)

Cores para meninos

  • Além do azul, outras cores podem ser usadas ou incorporadas à decoração do chá de bebê para meninos, como misturar um pouco de branco a um tema onde a cor azul predomina. O verde também pode substituir o azul nesse caso.
  • A cor verde também pode ser usada junto ao marrom, especialmente se o tema da for safari ou floresta, por exemplo. O verde combina bem com a folhagem, deixando o tema encantador.
  • Usar detalhes preto para uma decoração azul traz um ar mais estiloso, deixando a festa com ar mais elegante. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no uso da cor preta, o que vai deixar um ar muito carregado na decoração.
  • Tons misturados de laranja e azul dão um ar alegre a festa.
cha de fraldas simples

(Foto: Revista Crescer

Tema da festa

O tema do chá deve ser definido com antecedência, pois é com base nesse tema que todo o planejamento será feito. Dessa forma, é possível pensar em todos os detalhes da decoração e começar a fazer a pesquisa de preços. Alguns dos temas que podem deixar o chá de bebê um encanto estão:

Princesa ou príncipe

Entre os temas mais comuns estão o de princesa e príncipe, que com certeza deixam o chá um mimo. Para o tema, o ideal é combinar o tom rosa ou o azul com o dourado, acrescentando castelos e coroas à decoração.

decoração cha de fraldas princesa

(Foto: Aaron Guides)

decoração principe

(Foto: Léa Foto e Arte)

Chuva de bênçãos

Esse tema pode ser feito com uma chuva de corações rosas ou azuis, que despencam de uma nuvem feita de balões ou algodão. Fazer a chuva colorida também vai deixar a decoração super fofa.

tema chuva de bencaos

(Foto: Andre Luiz Fotografia)

decoração chuva de bencaos

(Foto: Andre Luiz Fotografia)

Bebê

Já que o chá é feito em homenagem à chegada do bebê, nada mais justo que o tema seja esse. A decoração desse tema é simples, pois é possível usar diversos elementos que fazem parte da rotina do bebê, como chupetas, mamadeiras e roupinhas.

(Foto: Amarelo Ouro)

Unicórnio

Esse tema está em alta ultimamente, trazendo uma variedade de cores que prometem um visual alegre e lindo dos chás de bebês para meninas.

decoração tema unicornio

(Foto: Macetes de Mãe)

Animais

Usar animais nas decorações de festas infantis não tem erro. É possível escolher entre o tema ursinho, passarinhos, corujas, entre outros. Esses temas ficam bem tanto para meninas como para meninos, basta apenas usar as cores características de cada um.

cha de bebe tema coruja

(Foto: Arte 1010)

D.I.Y. faça você mesmo

A ideia do D.I.Y (Do It Yourself) ou faça você mesmo é perfeita não só para quem deseja economizar na hora de fazer o chá de bebê. Cuidar dos preparativos da decoração, convites e lembrancinhas também é a solução perfeita para a mãe que deseja uma celebração única e com tudo feito do seu jeito.

cha de bebe ideias

(Foto: Fashionable Hostess)

O ideal é contar com a ajuda das amigas e familiares. As tarefas devem ser divididas de acordo com as habilidades de cada um e é importante que tudo seja feito com bastante antecedência, para não correr o risco de não conseguir terminar tudo a tempo.

Nos tópicos a seguir, veja exemplos de como fazer você mesma cada detalhe do chá de bebê.

Bolo de Fraldas

O bolo de fraldas é um item essencial para o chá de bebê. Essa ideia já se tornou um clássico desse tipo de comemoração, sendo aprimorada a cada dia que passa. Além de complementar a mesa, ele é mais fácil de montar do que parece. Confira o passo a passo:

  1. Para começar, as fraldas precisam ser enroladas uma a uma, colocando um elástico (daqueles de dinheiro) para prender.
  2. Após enrolar as fraldas, elas devem ser agrupadas, com o cuidado para que o elástico das fraldas não fique aparecendo.
  3. O bolo de fraldas geralmente tem três camadas, cada uma delas usando uma quantidade menor de fraldas.
  4. Os rolos de fraldas são colocados sobre uma bandeja e coloca-se uma fita de tecido larga em cada camada, fazendo um laço para finalizar.

O vídeo a seguir mostra com mais detalhes o processo de confecção do bolo de fraldas:

bolo para cha de fraldas

(Foto: FuXica Festas)

Decoração dos balões

Usar balões dá um efeito muito bonito às festas, principalmente quando se trata da decoração do chá de bebê. Existe uma infinidade de cores e modelos que podem ser encontrados em lojas de decoração de festas. Eles podem ter formatos diferentes, como estrelas ou corações, além de estampas variadas.

O que está super em alta é o arco descontraído, é fácil de fazer e a decoração fica bem diferente.

arco desconstruido

(Foto: decoracaodefestascuritiba)

Para dar uma aparência diferente aos balões, é possível cobri-los com tule ou então enfeitar usando EVA. Em seguida, eles podem ser colados na parede com o auxílio de fita adesiva.

Também pode-se fazer um arco de balões, usando um arame e alicate, como é mostrado no vídeo:

Convites

Os convites para chá de bebê podem ser feitos usando diversos tipos de materiais encontrados facilmente nas papelarias, como o papel cartão, rendas e laços.

A escolha do modelo e das cores dos convites vai depender do tema da decoração ou então pode ser usado um modelo clássico, como sapatinhos, mamadeiras ou fraldinhas. Outros detalhes também devem ser considerados, por exemplo, se o convite deve ser em estilo simples, chique ou divertido.

Confira um exemplo super fofo de convite:

Comidas e Petiscos

Os cupcakes são certeza de sucesso entre os convidados. Eles podem ser decorados com detalhes referentes à decoração escolhida ou com cores diferentes, criando entre 3 a 5 modelos, que ficarão lindos espalhados pela mesa do bolo e na mesa dos quitutes.

O brigadeiro também é um doce que agrada a todos. Para dar um toque especial a essa sobremesa clássica, ele pode ser servido em um copinho decorado, ao invés de ser enrolado.

Em relação aos salgados, o ideal é criar pratos que possam ser servidos em porções práticas, como salgadinhos (coxinha, empada, rissoles), mini sanduiches, batata-frita e tortas já fatiadas.

O bolo é um dos elementos principais, que pode ser feito usando uma receita simples e depois decorado com detalhes para dar um toque especial, como colocar os sapatinhos do bebê no topo.

Decoração

A decoração pode ser feita usando ursinhos de pelúcia, chocalhos e outros itens de bebês, que ficam uma graça espalhados sobre a mesa principal, por exemplo.

Usar bandeirinhas é uma ótima ideia pois, além de serem fáceis de fazer, dão um ar todo especial à decoração. Outra opção é fazer uma cortina com gotas de chuva com papel resistente ou EVA, como é ensinado no vídeo a seguir:

Lembrancinhas

As lembrancinhas de chá de bebê também devem combinar com o tema e cores escolhidos para o chá de bebê. Elas podem vir acompanhadas de uma etiqueta com o nome do bebê e a data do evento.

Um tipo de lembrancinha muito usada é a que vem com doces, seja dentro de um potinho de vidro, latinhas ou saquinhos decorados.

Outra opção é fazer a lembrancinha em EVA ou usando um papel mais durinho, como scrapbook ou papel cartão. Um exemplo de sapatinho feito em EVA é mostrado neste vídeo:

Painel de Fotos

O que acha de criar um painel com as fotos de você gestante e do casal? Ele é fácil de fazer e vai dar um toque muito especial ao chá de bebê, recordando as fases da gestação.

decoração com fotos da gestação

(Foto: Dicas GuiaMais.com)

Kit Festa

Os kits festa para chá de bebê são encontrados facilmente na internet, basta apenas decidir o tema que será usado e encontrar tudo prontinho para imprimir.

O site Fazendo a Nossa Festa oferece diversos temas que podem ser baixados gratuitamente.

Mesa de docinhos

Mesa de docinhos pode ou não ser coberta com uma toalha, dependendo da decoração desejada, além de ser enfeitada usando laços e fitas. Também pode ser mais clean, onde o que se destaca são os próprios doces.

Usar elementos decorativos, flores e uma louça bem bonita ajudam a deixar a mesa de doces mais atrativa. Confiras mais dicas neste vídeo:

Varal para pendurar roupinhas do bebê

As roupinhas do bebê podem ser usadas na decoração. Elas devem ser amarradas em um varal decorativo, feito com barbante. A dica é usar prendedores de roupas que combinem com as cores tema do evento.

decoração com roupinhas

(Foto: Pinterest)

Se preferir, recorte moldes de roupinhas em EVA ou papel cartão, usando detalhes como botões e rendas para dar mais charme às peças.

Letras grandes com o nome do bebê

É bem legal usar o nome do bebê como destaque na decoração. Para isso, o nome deve ser com letras grandes, o que pode ser feito com balões com formatos de letras.

As letras do nome também podem ser desenhadas em papelão, recortados e depois recobertos de EVA ou um papel bonito. Outra dica é usar letras feitas de madeira e deixar em cima da mesa principal.

decoração com letras do nome

(Foto: Elo7)

Fazer a própria decoração do chá de bebê certamente vai trazer uma sensação muito gostosa ao ver tudo pronto no dia da festa. Depois de todo o trabalho, é só curtir esse momento junto à família e amigas.

Referências

mildicasdemae.com.br/2016/05/faca-voce-mesma-35-ideias-para-um-lindo-cha-de-bebe.html

soumae.org/decoracao-cha-de-bebe-faca-voce-mesmo/

macetesdemae.com/15-lembrancinhas-para-cha-de-bebe-que-da-para-fazer-em-casa/

https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Cha-de-bebe/noticia/2017/07/como-economizar-no-cha-de-bebe-11-dicas-infaliveis.html

eunenem.com/blog/cha-de-bebe-menina-decoracao/

soumae.org/20-ideias-de-decoracao-de-cha-de-bebe-menino/

https://atelierlilybiju.blogspot.com/2016/03/temas-e-cores-para-decorar-cha-de-bebe.html

Avalie esta matéria!