Como escolher os padrinhos certos para o bebê

You are currently viewing Como escolher os padrinhos certos para o bebê

A hora de escolher os padrinhos do bebê pode ser um pouco complicada para os pais. A maioria dos casais possui muitas opções, mas como saber quem vai de fato encarar o papel com a seriedade necessária? Afinal, muitos ainda acreditam que os padrinhos são como os segundos pais da criança.

 Leia ainda: Como dar banho no bebê em dias frios

A função dos padrinhos

Antigamente, entre os séculos 18 e 19, com a baixa expectativa de vida da população mundial, os padrinhos eram vistos como pessoas que poderiam cuidar dos filhos em caso de falta dos pais. O principal critério para a escolha é se possuiam recursos financeiros para oferecer esta ajuda.

Desde então, muitas mudanças acontecerem. Hoje, o principal critério para escolher os padrinhos é outro, independentemente da religião. O que os pais mais valorizam é a disponibilidade e vontade das pessoas em partilharem o crescimento da criança a ser batizada. Os pais esperam que os padrinhos de fato participem da vida do afilhado, não apenas com presentes ou com ligações telefônicas na data dos aniversários.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Os padrinhos não necessariamente precisam morar na mesma cidade da criança, mas é fundamental confiar neles para ajudar, inclusive, na educação do afilhado.

Os padrinhos devem ser pessoas que as crianças respeitem e escutem, aliados em momentos difíceis com quando surgem as tensões típicas da adolescência.

Como escolher?

Os padrinhos são escolhidos devido a fortes vínculos familiares e de amizade. Mas, mais do que isso, é necessário que eles compartilhem dos mesmos princípios morais que os pais da criança, para não haver conflitos em sua educação.

Os padrinhos não necessariamente precisam ser um casal. Mas, é importante que a madrinha e o padrinho se conheçam e tenham um boa relação, ou que pelo menos estejam dispostos a estreitar laços por conta do afilhado.

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe uma resposta