Como e quando começar a lavar as roupinhas do bebê?

A gestação e o nascimento do bebê abrem um mundo de novidades para as mulheres. Preocupações e cuidados que não haviam antes chegam e fazem muitas mães ficarem preocupadas e sem saber como agir. As roupinhas dos pequenos, por exemplo, merecem atenção especial, que vai fazer toda a diferença no cuidado e na saúde deles.

Cuidado necessário

A pele do bebê ainda é muito fina e sensível, e não está acostumada à exposição que a dos adultos está. É preciso lavar com cuidado e também presta atenção aos produtos e materiais utilizados para tanto, buscando evitar alergias.

 Leia ainda: Modelos de cangurus para bebês

Comprar e lavar

Lavar as roupas novas compradas para o bebê antes do uso é de fundamental importância. Isso porque não é possível saber onde elas estavam armazenadas, se o estoque da loja era limpo etc. Esta primeira lavada vale para tudo, inclusive lençóis e toalhas. Além disso, vale a pena deixar tudo com um cheirinho agradável para o bebê.

Como as coisas compradas não estão exatamente sujas, basta lavar à mão, sem esfregar muito, e deixar de molho alguns minutos no sabão em pó e no amaciante já diluídos.

Baldes e sabão específicos para o bebê

O ideal é comprar baldes específicos para lavar as roupinhas do bebê – compre de cores diferentes dos que você já tem em casa para não confundir.

Quanto ao sabão, prefira aqueles feitos exclusivamente para lavar as roupinhas dos bebês. Eles são leves e não deixam resíduos após o enxágue, evitando alergias. Para as roupinhas brancas, o sabão de coco é também uma ótima opção.

Vale lembrar que é necessário enxaguar bem as roupinhas para retirar qualquer vestígio de sabão.

Confira algumas dicas da especialista que irão lhe ajudar nessa tarefa:

Depois de lavar, passar

Passar as roupinhas à ferro é útil para de fato esterilizá-las. Elas ficarão livres de possíveis sujeiras e bichinhos enquanto estavam secando no varal.

Para finalizar, limpe bem as gavetas que vão receber as roupas do bebê. Isso pode ser feito com um pano e com álcool.