As vacinas são extremamente importantes para a saúde dos bebês. São elas que garantem o fortalecimento da imunidade e afastam doenças graves. Todos os bebês possuem uma lista grande de vacinas que precisam ser tomadas ainda no primeiro ano de vida e durante a infância.
Apesar da importância, a vacina pode ser sinônimo de choro e outras reações indesejadas para os pequenos. Mas isso não deve inibir a imunização. Veja a seguir algumas dicas para amenizar as reações indesejadas:
Reações adversas
Todas as vacinas podem causar reação adversa no bebê. As reações mais comuns são simples e locais, como vermelhidão e enrijecimento da pele no local em que foi dada a injeção. Outras reações, chamadas sistêmicas, podem ser um pouco mais sérias e incluem dor, irritabilidade, febre e diarreia. As reações podem durar de dois a três dias.
Leia ainda: Fralda de pano ou descartável, como escolher?
Compressas
Sobre o local da injeção, coloque um esparadrapo ou pequeno curativo, e em seguida faça compressas de gelo. Coloque algumas pedras de gelo envoltas a uma fralda de pano limpa. Molhe a fralda para que o gelo não grude na pele da criança.
Deixando o bebê protegido e confortável
Para acalmar seu bebê e aumentar seu bem estar, coloque-o enroladinho em uma manta. Ele vai se sentir protegido como quando estava dentro do útero materno. Apenas tome cuidado para não apertar o local da injeção. Pegue o bebê nos braços, balance-o levemente, cante uma música para que sinta bem.
Amamentação
A amamentação, quando oferecida logo após a vacina, aumenta a sensação de conforto e segurança. É como se o ato de sugar o leite o acalmasse instantaneamente.
Analgésicos e antitérmicos
Aos analgésicos e antitérmicos podem ser muito úteis quando o bebê tem febre. No entanto, nenhum medicamento deve ser oferecido aos pequenos sem a orientação dos médicos.
Passa “Vick” sobre o local também ameniza a dor.