Clareamento dental na gravidez – Pode ou não?

Na gravidez surgem muitas dúvidas para as mulheres quanto a alguns procedimentos para a estética do corpo, por exemplo, tingir cabelos, fazer progressiva ou clareamento dental.

Essa fase é um momento muito delicado, onde várias mudanças ocorrem no corpo da mulher, por isso algumas mamães pensam em fazer de tudo para se sentirem mais bonitas.

Com o objetivo de te auxiliar quanto à beleza, conheça um pouco mais sobre esse assunto:

Foto: Conroedentistry

Foto: Conroedentistry

O clareamento dental

É importante você saber que no clareamento dental são usadas substâncias químicas como peróxidos, e estes levam seus dentes a sofrer certa oxidação para que o clareamento ocorra. Esta oxidação pode ser prejudicial à saúde dos tecidos e células.

No clareamento dental também se usa lasers para promover o efeito clareador, além de outra técnica – como o microabrasão – que faz uso de ácidos para remoção de manchas.

Grávida pode ou não fazer o clareamento dental?

Foto: Spektordental

Foto: Spektordental

Infelizmente não há consenso sobre o assunto. Nenhum estudo ainda conseguiu provar que o clareamento dental não faz bem ou mal para o seu bebê. Não se sabe por certo se os produtos usados para o clareamento dental são prejudiciais ao desenvolvimento de seu bebê.

Mas, se você quiser manter os dentes brancos, sem riscos, e dar um belo sorriso de grávida, adote os seguintes procedimentos:

  • Coma morangos; estes possuem ácido málico, que é uma espécie de adstringente natural e é indicado para remoção de manchas e clareamento dos dentes.
  • Coma espinafre; que aumenta o fluxo da saliva e promove limpeza natural dos seus dentes.
  • Coma queijos; a proteínas presente neles auxilia na reparação dos esmaltes dos dentes.
  • Evite consumo demasiado de refrigerantes de cola, café, e chás.
  • Escove sempre os dentes após cada refeição, faça bochechos e use fio dental.
  • Não fume, o cigarro traz um transtorno enorme para seus dentes. Além do mais, você está proibida pelo ginecologista de fazer uso de cigarro!
  • Caso esteja com alguma mancha estranha, procure primeiramente seu médico. Alguns tipos de manchas podem indicar um problema mais grave, porém só ó profissional pode fazer o melhor diagnóstico.

Portanto, como não há nada que diga que você pode fazer clareamento dental na gravidez, o mais indicado é que você evite este procedimento.

Enquanto isso, aproveite tranquilamente sua gestação!