Tomar Paracetamol na gravidez faz mal ao bebê?

O consumo de paracetamol é frequentemente indicado para gestantes, mas um recente estudo revelou que ele pode ser um vilão para os bebês.

O paracetamol

O paracetamol é amplamente utilizado para o alívio da dor e diminuição da febre, pois tem ação analgésica e antipirética. A maioria das pessoas tem em casa uma caixinha de remédios, e o paracetamol certamente está lá para ser usado diante de uma emergência. Porém, a automedicação pode ser perigosa, mesmo quando se trata de medicamentos que não exigem receita para a compra.

 Leia ainda: Lembrancinha gourmet para chá de bebê

Estudo científico

Uma pesquisa realizada pela revista pediátrica do Jornal da Associação Médica Americana (Jama) avaliou os efeitos do paracetamol (acetaminofeno), que estrá presente em analgésicos, muito indicado para mulheres grávidas. A suspeita é que a substância afetasse a formação do cérebro do bebê. Em mulheres que fizeram uso contínuo durante a gestação, verificou-se maior risco de crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Realizaram o estudo pesquisadores da Escola de Saúde Pública Fielding, da Universidade da Califórnia (UCLA) e da Universidade de Aharus, na Dinamarca.

A pesquisa avaliou mais de 64 mil mães e filhos em um período de 1996 e 2002 – mais de 50% fizeram uso de paracetamol pelo menos uma vez durante os nove meses da gestação.

O resultado

O resultado da pesquisa mostrou que as mulheres que fizeram o uso do paracetamol tiveram 37% mais chances de ter filhos com TDAH (transtorno hiperquinético) em sua forma severa.

Mais tempo, mais chances

A pesquisa verificou ainda que quanto maior o tempo que a mulher tomou paracetamol, principalmente no segundo e terceiro trimestre, maior a associação com o TDAH. O risco do problema subiu para 50% em crianças que as mães usaram o paracetamol por mais de 20 semanas na gestação.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*