Cárie no bebê, o que fazer?


Escrito por:

Categoria: Utilitários

carie

Pode parecer estranho ou difícil de acreditar, mas os bebês podem sim desenvolver cáries. Eles são tão pequenos e possuem dentes tão frágeis, como lidar com o problema?

O que é a cárie?

As cáries são buracos e manchas nos dentes causados por ácidos produzidos por bactérias presentes na boca. São a desmineralização do esmalte que reveste o dente. Para produzir ácidos prejudiciais, as bactérias utilizam o açúcar presente nos dentes resultante dos alimentos.

 Leia ainda: O que é permitido ou não na quarentena

A partir de quando podem ocorrer?

As cáries podem surgir assim que o primeiro dentinho do bebê despontar, portanto não é possível que um dente já nasça careado.

Dentista logo cedo

Para evitar o aparecimento das cáries, os pais devem levar a criança ao dentista logo que os primeiros dentinhos nascerem. O profissional vai atuar na prevenção – aplicando flúor e fazendo limpeza – e explicando as técnicas corretas de escovação.

Cuidado ainda na gestação

O cuidado com os dentes do bebê deve surgir ainda durante a gestação. A mulher deve ter uma dieta rica em alimentos saudáveis e tomar cuidado com possíveis infecções e com o uso de antibióticos, que podem prejudicar a formação dos dentinhos do bebê.

Controle do açúcar

Como já dissemos, o açúcar faz com a bactéria causadora da cárie produza o ácido que vai prejudicar os dentes dos pequenos. Sendo assim, o controle do açúcar deve ser feito.

O bebê deve comer doces com moderação, de preferência após as refeições e antes da escovação. O leite diário, por exemplo, deve conter doses reduzidas de açúcar. Segundo os médicos, quanto mais tarde a criança experimentar o açúcar, melhor.

Escovação noturna

Se o bebê já possui dentinhos e tem o hábito de mamar antes de dormir, ainda que seja leite materno, é necessário que os pais façam a higienização de seus dentinhos antes de dormir. Com a diminuição da saliva durante o sono, as bactérias causadoras das cáries aumentam.




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>