Pedra na vesícula na gestação – Causas, Tratamento

Durante a gestação, a mulher pode ter pedra na vesícula? Sim, infelizmente este é um problema que podem acontecer. Mas, será que isso pode prejudicar a gestação? Veja a seguir a resposta para essa pergunta e porque a pedra ocorre, quais são os sintomas e como tratar:

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula acontece com maior frequência em gestantes que estejam acima do peso, que tenham colesterol alto ou diabetes. O problema ocorre por causa das alterações hormonais da gravidez. Os hormônios podem dificultar a vesícula biliar de se esvaziar. E, o acúmulo de colesterol provoca a formação das pedras. Pedra na vesícula e gestação A pedra na vesícula não afeta o desenvolvimento do bebê nem impede a gestação. No entanto, alguns incômodos e complicações podem ocorrer, como infecção e vômito. Se os vômitos forem severos, é preciso atenção. Isso porque a nutrição do feto pode ser afetada. Procure seu médico para avaliar o quadro e iniciar o tratamento para ter uma gestação mais tranquila.

Leia ainda: Bebê pode ser vegetariano?

Foto: remedio-caseiro.
Foto: remedio-caseiro.

Sintomas

Muitos são os sintomas que podem aparecer com o aparecimento da pedra na vesícula. Nas gestantes, é mais comum que surjam no terceiro trimestre, que quando a mulher coma maior ganho de peso. São eles: dor abdominal do lado direito, onde se localiza a vesícula biliar (a dor pode ficar ainda mais intensa após as refeições); enjoos e vômito; dor nas costas; febre de mais de 38º; arrepios; fezes claras; olhos e pele adquirem cor amarelada.

Como tratar?

A cirurgia não deve ser realizada na gestação. Somente em casos extremos e muito graves. O médico é quem irá indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos, exercícios físicos e uma alimentação equilibrada e saudável, sem alimentos gordurosos, frituras e embutidos.

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Deixe um comentário