Menstruar durante a gestação é normal?

A gestação é um fenômeno complexo, que mexe de inúmeras maneiras com o corpo feminino. Justamente por isso, existem muitas dúvidas acerca do que acontece com ele e do que é normal durante os nove meses em que o bebê se desenvolve no útero materno. Uma delas refere-se à menstruação, que teoricamente deveria ser interrompida com a fecundação. No entanto, é normal menstruar mesmo estando grávida?

Menstruação na gravidez

Sim, a menstruação durante a gestação pode acontecer. Durante os primeiros meses após a fecundação a mulher pode ter um sangramento conhecido como “sangramento de implantação”, que ocorre pela fixação do óvulo na parede uterina. Nestes casos, o fluxo de sangue é pequeno.

Existe ainda outro motivo para sangramento, quando a gravidez é ectópica, ou seja, quando o bebê cresce fora do útero, mais comumente nas trompas. Aqui ela é causada por infecções vaginais ou inflamação do colo do útero, mas não é grave.

No entanto, caso o fluxo de sangue seja alto e acompanhado de cólicas, pode ser sinal de um aborto. Outro sintoma são coágulos. Neste caso o médico deve ser procurado imediatamente.

Leia ainda: Como fazer o bebê se alimentar melhor

Outros motivos

Existem ainda outros motivos para o sangramento durante a gestação, um deles é uma doença chamada trofoblástica gestacional, que é um tumor que cresce na placenta. As causas são genéticas, o diagnóstico feito por ultrassom e o tratamento por meio de curetagem interna.

Outra possibilidade, mas que acontece mais nos últimos meses de gestação, é o deslocamento prematuro da placenta.

Acompanhamento médico: sempre necessário

Vale lembrar que para uma gestação saudável e segura a mulher deve contar com o acompanhamento médico. Ele indicará quais são os exames e cuidados necessários para garantir o bem-estar da mãe e do bebê. Em caso de sangramento prolongado, consulte imediatamente o especialista.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*