Até quando a grávida pode dormir de barriga para baixo?

Quando a gravidez está no início, a mulher vê as mudanças em seu corpo e cotidiano acontecerem aos poucos. Mas, conforme ela avança, muitas são as dúvidas que surgem em relação a cada detalhe, por exemplo, a posição para dormir. Você sabe até quando a gravida pode dormir de barriga para baixo?

A importância da noite de sono

Uma noite de sono bem dormida é fundamental para as gestantes, principalmente para as que precisam de mais repouso durante a gestação. Ela ajuda a manter a disposição, já que em alguns períodos a gravidez causa bastante sonolência. Com a aproximação do terceiro trimestre, descansar ajuda a aliviar dores nas costas e o inchaço dos membros inferiores.

Leia ainda: O que fazer quando o bebê fala palavrão

Posição desconfortável

Durante os primeiros meses de gravidez, não há qualquer contraindicação sobre dormir com a barriga para baixo. Porém, a partir do quarto mês, com o crescimento da barriga da mulher, esta posição passará a incomodar cada vez mais, fazendo com que a gestante busque alternativas.

A posição mais indicada

Na busca por uma posição confortável para dormir, o médico vai indicar que a mulher passa a dormir de lado, virada para o lado esquerdo. Como tudo tem uma explicação, lá vai: virada para a lateral esquerda a mulher retira o peso da barriga da veia cava, possibilitando que a circulação sanguínea aconteça mais facilmente.

Outras dicas

Ainda sobre a posição indicada, os médicos recomendam que a perna esquerda fique esticada e que a direita fique levemente dobrada. Para aumentar o conforto, colocar um travesseiro no meio das pernas e outro logo abaixo da barriga, para apoiá-la, são iniciativas eficazes.

O travesseiro principal, de apoio à cabeça, deve também receber cuidado. Ele não deve ser tão alto – a altura média é a melhor. Assim, a gestante vai manter sua coluna alinhada, evitando dores musculares.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*