Quais chás a gestante pode tomar?

Se a maioria das pessoas adora beber chá durante o tempo frio, com as gestantes, cheias de desejos, não poderia ser diferente, não é mesmo?

Bem quentinhos, além de aquecer, possuem propriedades medicinais naturais e hidratam. Na maioria dos casos, eles fazem muito bem à saúde. Porém, as mulheres gravidas precisam ficar atentas para aproveitarem somente os efeitos benéficos.

 Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

Chás contraindicados para gravidas

De acordo com a medicina, algumas ervas ou compostos são contraindicados para as gestantes, pois podem trazer riscos para mãe e bebê, incluindo nascimento prematuro e aceleração cardíaca.

Os chás que possuem muita cafeína não devem ser consumidos em excesso. Exemplo destes são os chás preto e o mate, já que a cafeína pode deixar o bebê agitado, fazer com que ele nasça abaixo do peso determinado como correto ou mesmo antes do tempo.

Apesar da necessidade de pesquisas mais profundas, em 2002, no Rio de Janeiro, uma portaria da Secretaria de Saúde contraindicou o consumo de alguns chás na gestação, pois um estudo havia identificado que os chás de erva doce, espinheira santa, erva cidreira, camomila e boldo poderiam provocar a menstruação.

Outro estudo realizado dois anos depois apontou os chás de camomila, capim cidreira e capim limão quando usados no combate às cólicas e com ação calmante, poderiam provocar relaxamento do útero, menstruação e até mesmo o aborto.

O chá verde também não deve ser ingerido em grande quantidade pelas futuras mães, uma vez que possui teína, substância que atua como um estimulante químico e pode provocar alteração dos batimentos cardíacos do bebê, além náuseas.

As mulheres gravidas devem evitar ainda o excesso de chá de canela, que provoca irritação da mucosa e hematúria, e os chás de buchinha, cravo, folha de café, carqueja, Sene da Índia, Quitoco e Aroeira.

Chás de cores claras são mais indicados na gravidez, pois têm efeito calmante. Exemplos são a erva doce, gengibre, hortelã e alfazema.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*