Parto normal passo a passo – Como é feito?


Escrito por:

Categoria: Parto

Parto-normal

O parto normal oferece muitos benefícios, tanto para mães quanto para bebês. Porém, por medo das dores ou falta de informação, muitas mulheres descartam esta opção logo nos primeiros meses de gestação. Saiba exatamente como funciona o parto normal – e quais são suas etapas – para poder fazer a melhor escolha:

Trabalho de parto

O trabalho de parto é a primeira fase deste processo. É importante que a mãe seja informada sobre tudo o que estiver acontecendo, para que mantenha a calma e participe da melhor maneira do nascimento de seu bebê.

O trabalho de parto pode durar de 12 a 14 horas, tempo que tende a diminuir nas gestações seguintes, e indica que as condições para o nascimento estão sendo criadas. Seu acompanhamento é realizado verificando-se fatores como batimentos cardíacos do feto, pressão arterial, avaliação das contrações, dilatação do colo do útero, observação da descida do feto e da sua posição.

Dilatação e contrações

A dilatação do colo do útero, permitindo a passagem do bebê, ocorre graças às contrações. As contrações começam desordenadas, e aos poucos atingem seu ponto máximo, tornando-se mais regulares, prolongadas e intensas. Quando os intervalos entre as contrações diminuem, o momento do parto está próximo. A dilatação do colo do útero atinge então cerca de 10 centímetros.

Durante as contrações, a mulher deve procurar manter a calma. Caminhar um pouco ajuda na dilatação. Os médicos e enfermeiros vão orientá-la quanto aos exercícios de respiração adequados.

Confira algumas informações sobre o processo de parto normal passo a passo (foto: Divulgação)

Confira algumas informações sobre o processo de parto normal passo a passo (foto: Divulgação)

O momento do parto

Quando a dilatação estiver completa, o útero fará pressão sobre o bebê, o que, combinado com o esforço da mãe, fará com que ocorra o nascimento da criança.

Durante a expulsão do bebê pode ser que haja a necessidade de fazer um corte no períneo para ampliar o canal de parto, facilitando o nascimento e preservando os tecidos internos da mãe.

Veja ainda: Ideias de decoração para chá de bebê

Saída da placenta

O trabalho de parto é finalizado com a saída da placenta, o que muitas vezes ocorre de maneira natural, de 10 a 20 minutos após o nascimento do bebê. Na maioria das vezes não é necessário qualquer esforço por parte da mãe, a placenta se descola e sai pelo canal do parto.




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>