Aprenda a calcular a data do parto

A gestação é um processo complexo. Nele, muitas transformações corporais e hormonais criam um novo ser, que se desenvolve plenamente dentro do útero materno. Para entender um pouco mais sobre a gravidez e também sobre a data do parto, leia as informações que seguem abaixo:

Calculando a gestação

Contando a partir do dia da fecundação, uma gestação dura 275 dias. É difícil precisar tudo isso por causa da data da concepção. Não existe como saber qual foi o dia exato. Mas, existem dois esquemas que ajudam a calcular a data do parto.

 Leia ainda: Dicas para adormecer o bebê

Método número 1

No primeiro método, a mulher deve contar 40 semanas a partir da data de sua última menstruação, ou seja, o primeiro dia do último ciclo menstrual. Desta maneira, a gestação é medida por semanas. A desvantagem deste esquema é não levar em conta a data exata do início da gestação. Ele pode errar em uma ou duas semanas a data prevista para o parto, já que a gestação dura 40 semanas. O período entre o início de um ciclo menstrual e da ovulação é de cerca de 13 dias, o que pode variar de mulher para mulher em torno de três ou quatro semanas. Essas diferenças é que podem resultar no erro.

calculadora

Foto: Divulgação.

Método número 2

No segundo esquema, a mulher deve considerar a data da última ovulação e a data da fecundação, ainda que com erro de até 24 horas. A partir da data da fecundação, soma-se 275 dias.

Variações

É difícil determinar com certeza qual a data exata da ovulação, fecundação e concepção. No entanto, existem ainda muitas outras variáveis que vão determinar a data da gestação.

Cabe ao médico avaliar, ao longo dos meses, como está se desenvolvendo a gravidez. A necessidade de cesárea e complicações podem mudar a data do parto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*