Bebê com soluço – O que fazer, como parar?

O soluço incomoda muito as mães e, um pouco menos, os bebês. Afinal, eles não podem combater esse inimigo sozinho. Para te ajudar a resolver esse problema e acabar com a aflição, trazemos dicas de como acabar com o soluço. Primeiro, porém, vamos entender o que ele é e porque ele acontece.

O que é o soluço?

O soluço nada mais é do que contrações do diafragma. O diafragma é o músculo que separa a parte inferior da superior do tronco. A contração ocasiona uma entrada busca de ar dentro dos pulmões, causando aquele barulho do soluço.Ao contrário dos adultos, os bebês não sofrem com os soluços. Se você observar, eles ficam um tempo quietos soluçando, sem reclamar, enquanto os adultos tentam fazer o soluço parar.

Veja também: Cuidados com bebês recém-nascidos

O que ocasiona o soluço?

Como o soluço é a contração do músculo do diafragma, qualquer coisa ou evento que irrite o músculo pode provocar o soluço. Existem, porém, algumas causas mais comuns. São elas:

Frio- correntesde ar frias ou falta de roupa podem causar o soluço. Até nos dias mais quentes, quando você tem a vontade de deixar o bebê só de fralda, é necessário usar, pelo menos, uma camisa regata. Ela deve cobrir a barriga e as costas. Os também precisam estar sempre protegidos. Fralda molhada e camisa muito babada estão também na lista das causas do soluço. Se essa for à razão dele, ao aquecer o bebê, o soluço passará.

Estômago cheio-ele pode ter soluço após mamar demais. Se essa for à razão dele, é só deixar seu filho no bebê conforto, ou recostado em travesseiros, de maneira a permanecer meio sentado.Se você preferir segurá-lo no colo até que o soluço passe, tome cuidado para não apertar a barriga da criança, também não sacuda o nenê enquanto tiver com soluços.

Estômago vazio – fome também pode dar soluço. Se essa for a razão para o solução, basta dar de mamar.

Refluxo-gastro-esofágico – criança que tem refluxo também tem soluços constantes. Nesse caso, deve ser tratado o refluxo, com remédios específicos – receitados pelos médicos – para que o soluço melhore.

Sem motivos específicos-Às vezes, eles são causados pela ação reflexa do sistema nervoso central, que acontece devido àimaturidade do sistema nervos autônomo. Ele pode passar com um susto, que provoque uma reação do sistema nervoso simpático/parassimpático.

Confira dicas para parar o soluço do bebê (foto: divulgação)

Confira dicas para parar o soluço do bebê (foto: divulgação)

Como acabar com o soluço do bebê?

Primeiro, tente dar peito, pois pode ser fome. Se não ele estiver de estômago cheio, dê 10 a 20 ml de líquido logo que começar a soluçar. Se for após a mamada, deixe o neném alguns minutos no bebê conforto. Veja se ele está com frio e, se necessário, aqueça-o. Não sacuda a criança quando ela estiver com soluço. Se seu filho for uma criança maiorzinha, dê pequenos goles de água gelada até o soluço passar.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*