Gestação de 5 a 6 semanas – Sintomas, Imagens da Barriga


Escrito por:

Categoria: Semana a semana

5 semanas de gravidez

Quando você descobre que está grávida, quer saber cada detalhe de como seu filho está crescendo e se desenvolvendo dentro da sua barriga. Entre as semanas 5 e 6 de gestação é que começam a ocorrer grandes mudanças e o embrião começa a tomar forma de feto, mas ainda vai demorar um pouco para poder chama-lo por esse nome.

Gestação de 5 semanas

O coração do embrião já está começando a se dividir em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular. Ele tem cerca de meio centímetro de comprimento e parece mais um girino que um bebê. Ainda nessa semana, ele deve dar uma “esticada” e crescerá um pouco mais.

Os órgãos principais e importantes, como os rins e o fígado, começam a crescer.O tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinhal, se fecharáainda nessa semana. Os membros superiores e inferiores começam a “brotar”, são botõezinhos pequenos, que se transformarão mais para frente nos braços e pernas do bebê.

Também já estão em processo de desenvolvimento os intestinos e o apêndice do embrião. Debaixo da abertura, onde mais tarde será a boca, existem pequenas dobras onde o pescoço e a arcada inferior vão se desenvolver. Os traços da face já se desenvolvem também nessa fase, as narinas se diferenciam e a primeira versão da retina, nos olhos, está em formação.

Mesmo que você ainda não aparente estar grávida, o coração do seu embrião já está batendo e bombeando o sangue.

Gestação de 6 semanas

O embrião já está do tamanho de uma lentilha. A cabeça dele é desproporcionalmente maior do que o corpo. A diferença é gritante. Os traços faciais ainda estão em formação e, no momento, existem manchas escuras no lugar dos olhos, nas aberturas onde estarão as narinas e também já existem pequenas saliências marcando as orelhas.

Os botãozinhos que serão os braços e pernas estão ainda mais evidentes essa semana. Enquanto isso, as mãos e os pés do embrião são achatados. Já crescem também a hipófise e as fibras musculares. O coração, que já está dividido nas câmaras direita e esquerda, ainda não pode ser escutado, mas está batendo ao ritmo de 150 batimentos por minuto – o dobro do seu ritmo cardíaco.

Ainda no meio dessa semana, o embrião vai começar a se mexer, mas você só deverá sentir os movimentos dele mais ou menos no fim do segundo trimestre de gravidez.

Importante

De acordo com os médicos, cada bebê se desenvolve do seu jeito – mesmo quando está dentro do útero. Essas informações dão uma ideia geral sobre o desenvolvimento do feto e como ele cresce dentro da barriga.

Imagens da barriga com 5 e 6 meses de gravidez:

 




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>