Gestação de 29 a 30 semanas – Sintomas, mudanças

As semanas 29 e 30 marcam a reta final da gestação, já que dentro de algumas semanas o bebê deverá chegar ao mundo. Uma sensação bastante presente na rotina das futuras mamães neste período é a ansiedade, já que não vêem a hora de ter seus pequenos nos braços e de finalmente conhecer seus rostinhos.

Semana 29: mudanças para mãe e bebê

Na semana 29, o bebê mede mais ou menos 29 centímetros e pesa 1.300 gramas. Sua cabeça já está proporcional ao corpo, e apesar das células nervosas continuarem em desenvolvimento, ele já consegue controlar a temperatura do corpo e a respiração.

Como o bebê já está bastante crescido e o espaço no útero limitado, os movimentos tendem a diminuir, portanto não se assuste caso isso aconteça. O crescimento e o ganho de peso contribuem ainda para que a pele do bebê deixe de ficar enrugada para ganhar aspecto liso e macio.

Tosse, soluço, sucção e respiração são algumas das habilidades que ele tem a partir de agora, por isso você poderá ouvir alguns ruídos que antes não escutava.

Leia ainda: Melhores cosméticos para usar na gestação

Principais sintomas da semana 30

O cérebro continua em pleno desenvolvimento, e a partir daqui ele passa a ter aspecto enrugado e não mais liso, o que permite abrigar maior número de neurônios.

A barriga da gestante cresceu muito nas últimas semanas, o que pode causar coceira, mas é importante se controlar para não desencadear estrias. Utilize cremes e óleos hidratantes.

A gestante deve investir na alimentação saudável e na ingestão de alguns nutrientes específicos, como proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio, pois diariamente uma quantidade considerável é enviada ao fortalecimento do esqueleto do bebê. Estoques de cálcio serão mantidos pelo bebê até que ele complete de seis a nove meses.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*