Gestação de 13 a 14 semanas – O que muda na gravidez?

As semanas 13 e 14 de gestação são muito importantes, pois é exatamente neste período que começam a acontecer mudanças bastante significativas para a mãe e também para o bebê. Saiba o que muda e o que acontece no início do segundo trimestre de gestação:

Semanas 13 e 14: como está o bebê?

Neste período, o bebê está em pleno desenvolvimento: seu tamanho varia de 8 a 9 centímetros e seu peso é de pouco mais de 40 gramas. Sim, ele ainda é muito pequeno, mas importantes funções, reações e membros começam a funcionar e trabalhar sozinhos.

Devido a estímulos e impulsos cerebrais, o bebê pode, a partir de agora, realizar pequenos movimentos faciais, como mexer as sobrancelhas e boca. Além disso, ele consegue mover as mãos e os dedos.

As papilas gustativas também “despertam”, e o bebê passa a ser capaz de distinguir diferentes sabores. Deste momento em diante, os médicos recomendam que a futura mamãe varie bastante o cardápio, pois  isso ajudará o bebê a acostumar-se desde cedo com diferentes alimentos e sabores.

Outra novidade ocorre durante estas semanas: os primeiros fios de cabelo do bebê começam a nascer. Os delicados pelos da sobrancelha e do  restante do corpinho também surgem aqui.

Por fim, seu corpo está mais proporcional, com os membros e o tronco aumentando de tamanho – já que antes a cabeça do bebê era maior.

Leia ainda: Gestação aos 5 meses

As mudanças para a mãe

A partir da 13ª semana, todas as secreções tornam-se mais abundantes, o que inclui o suor, o fluxo vaginal e a saliva.  No que se refere aos sentidos, o olfato estará mais aguçado do que nunca.

Com a chegada da 14ª semana, a maioria das mulheres gravidas percebe grande diminuição – ou mesmo o sumiço – de alguns sintomas que eram muito comuns no início, como as náuseas, cansaço e as dores.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*