Gestação de 11 a 12 semanas – Veja fotos da barriga

No fim do primeiro trimestre talvez você consiga saber o sexo do seu bebê. Depende da posição em que ele vai estar. Os meninos são mais fáceis de serem identificados. Porém, não crie muita expectativa, tem gente que não consegue saber antes do quinto ou sexto mês.

11 semanas de gestação

O útero cresce junto com o bebê e, por isso, ele já está grande o suficiente para encher sua barriga. Algumas mulheres já conseguem sentir os movimentos do feto nessa fase. Contudo, nem sempre o que você sente é o bebê mexendo, os movimentos podem ser gases ou leves problemas intestinais. Alguns sintomas da gravidez também podem incomodar nesse momento, como salivação excessiva, exagerada sensação de sede ou azia, mas não há nada para se preocupar.

Todas as partes do feto já estão formadas. Entretanto, elas são bem pequenas e fininhas. A cabeça ainda é maior que o corpo, os dedos já estão totalmente separados e os ossinhos ficaram mais duros. A pele é fina e transparente. Os vasos sanguíneos da placenta aumentam e fornecem os nutrientes e oxigênio necessários para o crescimento rápido. As raízes dos dentes aparecem sob a gengiva. O seu filho já consegue de abrir e fechar os punhos e se esticar na barriga.

Veja também: Como está o bebê no 4º mês

Como o feto já possui o diafragma, soluços podem ser comuns. Você pode não sentí-los agora, mas, em breve, conseguirá sentir os pulinhos. Nessa semana, você já pode fazer a ultrassom que faz diagnóstico para a síndrome de Down e trissomia 18. Além de verificar a saúde o médico mede a translucência nucal do bebê e verifica se não há maior o risco de doenças genéticas.

Confira algumas fotos da barriga com 11 semanas de gravidez:

12 semanas de gestação

Com o fim da semana 12 de gravidez, o período mais delicado e perigoso da gestação já passou, dá para relaxar, mas não abuse. Alguns incômodos chatos já passam e dá para começar a recuperar suas forças e sentir vontade de retomar sua rotina. Se você não conseguiu ver o sexo do bebê, já está chegando a hora.

Conforme o feto for crescendo, o seu útero começará a pesar. Devido ao aumento dos níveis de progesterona dessa fase é possível que a mulher sinta azia forte, isso se deve ao fato do hormônio relaxar a válvula que está localizada entre o estômago e o esôfago. Aí, os ácidos que se encontram no estômago acabam subindo para o esôfago.

Confira também: Tudo sobre o 5º mês de gestação

A queimação na garganta também pode acontecer. Para evitar esse problema, coma menos e mais vezes. Sempre bem devagar. Também beba antes ou após as refeições, jamais durante elas. Evite refrigerantes e alimentos picantes. É importante tomar ácido fólico e manter uma dieta rica em cálcio, proteínas e vitaminas.

O cérebro do seu feto já está produzindo hormônios e as células nervosas estão se multiplicam rapidamente. Essa semana ele já passa a sugar e engolir os alimentos, abrir e fechar os dedos das mãos e fazer algumas caretas com os músculos da face. A placenta e o cordão umbilical, a partir de agora, ajuda a sua circulação sanguínea.

Veja agora imagens da barriga da mamãe com 12 semanas de gravidez:




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*