Gestação de 6 meses: Quantas semanas são?

Parabéns! Estamos no seu sexto mês de gestação, etapa muito especial.

Quanto mais o tempo passa, mais nervosa ficamos. Isso é normal.

Especialmente, a partir do sexto mês, pois já se sente o bebê mexer com frequência, fazendo com que a expectativa por sua chegada aumente a cada mexida.

O sexto mês de gravidez se inicia na semana 21 e termina ao fim da semana 24.

Quando o sexto mês chegar ao fim, você entrará na reta final, no último trimestre de gestação.

Sintomas do sexto mês de gestação

A bexiga está apertada e, por isso, haverá uma necessidade cada vez maior de urinar (veja a importância da hidratação). Sua energia também irá ser recuperada. Você se sentirá mais disposta do que no primeiro trimestre, mas não vai durar muito tempo. Afinal, quanto maior a barriga ficar, mais peso você irá carregar. Um detalhe que vai agradar o maridão é o seu apetite sexual. É comum sentir um aumento na libido durante o sexto mês.

O seu passo vai aumentar e o bebê se mexerá bastante todos os dias. É nesse momento que a maioria das mulheres ganha as temidas estrias (saiba como evitar manchas e estrias). Nesse quesito é bom manter a atenção no último dia. Há mulheres que só ganham as temidas marcas quando faltam poucos dias para o parto. Azia e prisão de ventre também podem ser companhias constantes, mas não são todas as mulheres que as sentem.

Veja ainda: 7 meses de gravidez: sintomas e características

O aumento da transpiração e do suor é normal. Isso se deve ao fato de a tireoide estar mais ativa durante a gravidez. Hemorragias nasais e nas gengivas também são algo comum, mas que não acontece com todo mundo. Também é nessa fase que o seio costuma doer e inchar bastante e é possível que ocorra o vazamento do colostro – o primeiro leite que é produzido pela mulher (Confira como amenizar dores nos seios).

Não se preocupe se ele não sair nada, algumas mulheres só tem leite quando estão há alguns dias do parto, enquanto outras já o tem no início da gravidez.

Cãibras nas pernas, pressão pélvica e varizes também podem surgir, por causa da má circulação. É importante ficar de olho nas infecções de urina e bexiga que podem surgir, portanto, fique atenta a dores para urinar, cheiro forte no xixi e dor na bexiga.

Quando chega o 6º mês de gestação a ansiedade aumenta para as futuras mamães (foto: divulgação)

Quando chega o 6º mês de gestação a ansiedade aumenta para as futuras mamães (foto: divulgação)

O bebê no 6º mês

Seu bebê está começando a ter suas impressões digitais formadas. As pálpebras já começam lentamente a se abrir. O aparelho digestivo dele já trabalha normalmente. O intestino grosso já funciona e é por ele que passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está engolindo.

Confira como anda sua gravidez mês a mês:

2 meses botao

3 meses botao

4 meses botao

5 meses botao

6 meses botao

7 meses botao

8 meses botao

9 meses botao




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*