Gestação de 5 meses – Fotos e sintomas da gravidez

Respire fundo. Chegamos ao seu quinto mês de gravidez e sabemos que a ansiedade está enorme.

Quanto mais as semanas passam, mais parecem demorar a passar.

Mas lembre-se que ansiedade demais, às vezes, atrapalha. O bebê precisa de tranquilidade, por isso, você não pode se apavorar a cada novo sintoma que sentir.

Não é porque uma amiga não sentiu algo que você está sentindo que há algo errado.

Para te ajudar a entender o que é normal durante o quinto mês de gestação, segue abaixo uma lista dos sintomas mais comuns.

Sintomas de uma gestação de 5 meses

É nessa etapa que aparecem os sintomas mais tradicionais da gravidez. Fisicamente, o seu corpo muda muito (veja a evolução do corpo na gravidez) e, emocionalmente, é quando cai a ficha e a realidade bate à porta. Por isso, nesse período, o maridão tem que ser mais compreensivo.

Sintomas físicos

Os movimentos fetais começam a ficar tão intensos que você poderá sentir o bebê mexer com maior frequência, se ainda não teve a chance de senti-lo. Há um aumento da umidade vaginal (leucorreia), mas nada preocupante, a menos que a secreção seja amarronzada ou tenha um cheiro forte. Congestão nasal, sensação de entupimento do ouvido, prisão de ventre, azia, dificuldade de digestão e câimbras nas pernas também são sintomas comuns nessa fase.

Veja ainda: Gestão de 6 meses. Saiba tudo!

Pode ocorrer um possível inchaço (veja como evitar o inchaço) dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos. Dores de cabeça, desmaios e tontura não são sintomas frequentes, mas podem acometer algumas mulheres. O surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorroidas são raros, mais acontecem. Grande aumento do apetite, dores nas costas, modificação na pigmentação da pele no abdômen e no rosto e aumento da pulsação fazem parte ainda desse período.

Sintomas emocionais

Nessa fase ocorre uma maior instabilidade emocional e a mulher pode, de vez em quando, sentir-se um pouco irritada e ter algumas mudanças de humor, estilo TPM. Nessa etapa também há um sentimento mais amplo de aceitação da realidade de se “estar grávida”. Os períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo só vão aumentar. (Confira os benefícios da música na gravidez)

O bebê no 5º mês de gravidez

Se você ainda não descobriu o sexo do seu rebento, pode se empolgar. É agora que se consegue descobrir se você terá uma menina ou um menino. Além disso, os movimentos do feto serão cada vez mais constantes. Nesse período, a pele do bebê forma a chamada “vernixcaseosa”. Ela é uma película de gordura que fica sobre a pele e tem a finalidade de protegê-la. Nessa fase, também começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios, as sobrancelhas e os cabelos.

Não deixe de ler: Gestação de 7 meses. Tudo sobre

Dúvidas

Se sentir qualquer sintoma que não lhe pareça normal, procure o seu médico. O importante é sentir-se segura e manter o seu bebê – além de você mesma – muito saudável.

Acompanhe sua gravidez a cada mês:

2 meses botao

3 meses botao

4 meses botao

5 meses botao

6 meses botao

7 meses botao

8 meses botao

9 meses botao

 

 

Confira algumas fotos da gestação de 5 meses:

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*