9 meses de gestação – Quantas semanas são?

Você chegou na reta final e nesse período é muito comum o sentimento de ansiedade (Veja como diminuir a ansiedade). Vale lembrar que no nono mês seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, apenas aguardando o momento do parto.

Agora, é só esperar para ver a carinha do seu filhote. Ele pode nascer a qualquer momento das quatro semanas nos nove meses.

Entre a semana 36 e 40, você está no nono mês de gestação. O ideal é que o bebê nasça depois da semana 38, mas se nascer antes tem grandes chances de sobreviver.

Confira os principais sintomas dessa etapa e como está o desenvolvimento do seu bebê.

Sintomas aos 9 meses de gravidez

O bebê está bastante grande e, por isso, pressionará todos os seus órgãos. Isso pode causar em você falta de apetite, mas não fique sem comer. Faça refeições menores, com maior frequência (Confira dicas de alimentação).  A falta de ar também é um sintoma comum desse período. Porém, se a falta de ar for consequência de uma gripe é necessário avisar ao seu médico.

Se essa for a sua primeira gravidez, o bebê pode encaixar a qualquer momento. Se isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Já para andar, a dificuldade será ainda maior. A descrição que as mulheres dão é que a sensação é de que o bebê vai despencar a qualquer momento. As grávidas que só conseguem sentar de perna aberta, provavelmente, já estão com o bebê encaixado.

Leia também: Nomes de Bebês bonitos

Já para as mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só desce poucas horas antes do parto. Ao contrário do que acontece nas novelas e filmes, onde o trabalho de parto é sempre fácil de distinguir – quando na primeira contração a grávida já fala, decidida: “chegou a hora”; ou então a bolsa estoura no meio de uma sala lotada, causando quase uma inundação –  não é isso o que acontece.

Na vida real é bem diferente, a bolsa só se rompe em menos de 15 por cento das gestações, e, quando isso acontece, a cabeça do bebê tende a funcionar como uma rolha na abertura do útero, que vai impedir a passagem do líquido. Se você se deitar, porém, vai notar a saída dele. As contrações também são difíceis de identificar para as mães de primeira viagem, mas quando você sentir uma dor e a barriga ficar dura, muito dura mesmo, é a contração.

Veja ainda: Melhores lembrancinhas para maternidade

Desenvolvimento do Bebê no nono mês de gestação

Nessa fase o bebê vai engolir o lanugo e o verniz, junto com outras secreções do líquido amniótico, e elas ficarão armazenadas no intestino dele, para formar o primeiro cocô, que será uma substância escura, quase preta, chamada de mecônio. Os órgãos já estão todos funcionando, talvez só os pulmões faltem amadurecer um pouco, mas até o parto tudo estará funcionando a todo vapor.

Se você está curiosa para ver a cor do olho dele, temos uma novidade. Grande parte dos bebês nasce com os olhos azuis escuros, mas a cor verdadeira só será definida meses depois. A cor que você verá logo depois do parto vai durar pouco – a exposição à luz muda imediatamente a cor dos olhos do bebê. Os bebês negros e asiáticos terão olhos acinzentados, que assumirão o tom preto ou castanho escuro depois dos primeiros seis meses de vida, ou até depois do primeiro aniversário.

Relembre como foi sua gestação mês a mês:

2 meses botao

3 meses botao

4 meses botao

5 meses botao

6 meses botao

7 meses botao

8 meses botao

9 meses botao




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*