Desejos de grávidas mais estranhos

Conheça os desejos de grávidas mais estranhos relatados por nossas leitoras.

Se vir alguém comendo uma bolacha recheada com catchup você achará estranho, não é? Mas e se for uma grávida? Ah, então tudo bem!

Isso porque a ingestão de comidas nada convencionais é um comportamento considerado normal ou pelo menos comum às gestantes. São os famosos desejos.

Tomar sorvete de madrugada e misturar comidas doces com salgadas são fichinhas perto de tantos desejos excêntricos que se vê por aí. (Leia ainda: Vontade de comer doce na gravidez, como amenizar?).

Foto: Bundoo
Foto: Bundoo

“Quando engravidei, o meu desejo mais estranho foi querer comer massa de pastel frita com iogurte natural, aquele tipo coalhada”, conta a especialista em Saúde da Família, Sheila Silveira Barbosa. Para ela, que trabalha há 20 anos com gestantes, não faltam exemplos de desejos fora do comum como o de comer tijolo, barro, pedra, giz e quiabo com doce de leite, entre outros.

Por ser um comportamento muito particular e variado, acaba por deixar em dúvida quem já engravidou e nunca teve desejo de nada, considera a especialista.

“Ter desejo é normal já que a gravidez traz sensações únicas para cada mulher e a vontade de comer coisas esquisitas acaba por exteriorizar essas sensações curiosas de cada gestante”, explica Sheila. “Mas não são todas as grávidas que têm desejos. Por isso muitos acreditam ser invenção ou capricho.” (Desejo de grávida é verdade ou mito?).

Foto: Babaszoba
Foto: Babaszoba

Desejos de grávida: mito ou verdade 

Capricho ou não, quando o desejo bate à porta, maridos e companheiros correm em busca do alimento que irá satisfazer a vontade da esposa grávida.

Mas, será que eles estão sendo “manipulados”? Será que os desejos são mesmo “inventados” pelas gestantes para tirar o sono dos maridos, já que costumam acontecer de madrugada? Há comprovação científica?

Entre os cientistas e especialistas há divergências, mas a grande maioria aceita que desejos são oriundos das mudanças hormonais e de seus impactos no corpo da mulher durante a gravidez (mesmo fator que provoca o nojo). Outra teoria aceita por grande parte dos pesquisadores do assunto é a de que desejos podem estar associados à carência de algum nutriente como o ferro e o cálcio – existentes no solo -, por isso a vontade de comer barro e tijolo. E ainda existem os especialistas ligados à psicologia que atribuem o desejo à maneira inconsciente da grávida “solicitar” a presença e o interesse do marido nas fases gestacionais.

Sheila lembra que mais importante do que saber a origem dos desejos é manter uma dieta equilibrada, sempre buscando o acompanhamento do obstetra e, quando possível, de um nutricionista para saber se está tudo bem com a saúde da mamãe e do bebê.

Listamos os Desejos de grávidas mais estranhos e mais comuns relatados pela especialista:

  • Tomar sorvete de madrugada;
  • Comer terra, tijolo ou barro;
  • Mastigar bituca de cigarros;
  • Comer raspas de gelo do congelador;
  • Ingerir sabão em pó ou em barra;
  • Comer giz.
  • Combinações estranhas como comer melancia com margarina, entre outras.

E você, teve desejos durante a gravidez? Conte-nos aqui nos comentários.

 

Avalie esse conteúdo!

Equipe Gestação Bebê

A equipe de redatores do Gestação Bebê é formada por jornalistas e profissionais convidados de diversas áreas, como pediatria e psicologia.

Este post tem 5 comentários

  1. Aline

    Tive vontade de comer melancia e eu nunca gostei de melancia… Também tive vontade de tapioca de queijo e calabresa, costela de boi, banana e morango com chocolate derretido, bolacha salgada com doce de leite… Mas nenhum foi de madrugada e sim uma vontade que eu chegava a sentir o gosto na boca… rsrs

  2. Jô Rodrigues

    Olá! Estou grávida de 5 meses e essa semana eu tive vontade de comer pé de galinha cozido, o mais engraçado é que nunca gostei, mas comi com uma vontade tão grande…tava uma delícia! Kkkkkkk

  3. Grazieli Melo

    Eu estou de 3 meses e meio e tive vontade de comer batata inglesa crua com sal e vinagre tipo salada kkkk

  4. Yasmin Veiga

    Eu tive vontade de comer talco,mas era tanta que comia todo dia …

  5. Dayana Santos

    Estou com 34 semanas; prestea completar o 8° mês de gestaçao; e por esses dias tive uma vontade estranha de comer a espuma do sabonete; na primeira vez nao comii; mas fiquei com febree; dai lembrei o desejo da espuma fui entao fazer a espuma e coloquei um pouco na boca; de inicio achei super estranho;mas depois foi ficando saboroso..ate que comi com vontade..kkkk

Deixe um comentário