Teste do olhinho: para que serve? Quando fazer?

Você conhece o teste do olhinho? Pois saiba que ele é um direito garantido por lei, e fundamental para o diagnóstico de possíveis problemas na visão do bebê. Os pais não devem ter medo, pois além de não doer, a maioria das doenças, quando detectadas precocemente, podem ser curadas e o resultado é uma vida normal e saudável para o bebê.

O que é e para que serve o teste do olhinho?

O teste do olhinho é um exame necessário e por outro lado bastante rápido e indolor. O objetivo do mesmo é identificar se o bebê possui algum obstáculo para o desenvolvimento da visão de maneira saudável e adequada.

Ele é realizado da seguinte maneira: o médico utiliza um feixe de luz para iluminar o olho do bebê. Quando está tudo bem com a visão do pequeno é possível identificar um reflexo vermelho.

Por que fazer?

O exame é capaz de identificar se as estruturas do olho do bebê estão normais ou se há problemas que causam a obstrução do eixo visual, como catarata e glaucoma congênito. Estes e outros problemas, quando observados a tempo, podem ser tratados e corrigidos possibilitando ao bebê uma visão normal.

Os pais devem oferecer ao bebê toda a qualidade de vida possível, por isso a detecção de qualquer problema deve ser feita o quanto antes, para que possam se desenvolver normalmente, sem qualquer dificuldade.

O teste é obrigatório?

Sim, o teste do olhinho é um direito de todas as crianças, obrigatório em todas as maternidades públicas e também particulares – todos os planos de saúde são obrigados a oferecer o teste desde 2010 gratuitamente.

Quando fazer?

O teste deve ser feito nas maternidades até que o bebê receba alta do hospital. Caso isso não ocorra, ele deve ser realizado durante a primeira consulta com o pediatra.

 

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*