Tabela de peso e altura para idade do bebê


Escrito por:

Categoria: 1 ano

peso do bebe

Saber o peso e o tamanho do bebê, quando ele acaba de vir ao mundo, é uma curiosidade de pais, parentes e amigos, já que podem ser tidos como referência para saber as condições de saúde e desenvolvimento da criança.

Apesar de não serem as únicas coisas relevantes, estas informações continuam sendo medidas e comparadas ao longo da vida, já que dizem muito sobre qualquer pessoa, e com os pequenos não é diferente.

Peso e altura dos bebês

Os pais ficam sempre ansiosos para saber as medidas de seus filhos, felizes quando elas estão dentro da normalidade e preocupados se são menores e mais magros ou maiores e mais gordinhos.

Porém, é fundamental tem em mente que cada criança tem medidas e características muito próprias, determinadas por muitos fatores antecedentes.

Durante o pré-natal, através dos exames de rotina, os médicos são capazes de medir, ainda que aproximadamente, o peso e o tamanho dos bebês. Crianças nascidas em gestações de 37 a 41 semanas possuem peso entre 3 e 3,5 quilos. Se o peso estiver entre 2 e 4 quilos ainda considera-se normal, mas se ela pesar menos do que 2,5 e mais do que 4 é necessário tratamento especial.

É normal também que o bebê perca peso, cerca de 5%, pois elimina urina e outros excrementos.

 Leia ainda: Como cuidar das brotoejas em bebês

Medidas e características mês a mês

Após o nascimento, o bebê deve ser alimentado com leite materno, que garante todos os nutriente necessários para seu desenvolvimento saudável. O leite da mãe modifica-se ainda ao longo do tempo para suprir as necessidades do bebê: no início é mais líquido, e aos poucos vai se tornando mais consistente e espesso.

No primeiro trimestre de vida, o bebê pode engordar facilmente 200 gramas por semana. É aconselhável pesar os pequenos uma vez por mês para avaliar se está ganhando peso. Vale lembrar que bebê gordinho não é sinal de que é bem cuidado e bem alimentado, e que peso em excesso é prejudicial.

Ao longo do primeiro ano, o bebê pode triplicar seu peso e crescer 25 centímetros. A tabela a seguir apresenta um quadro comparativo:

tabela




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>