Qual idade o bebê começa andar?


Escrito por:

Categoria: 1 ano

primeiros passos

Os primeiros passos do bebê são sempre motivo de muita expectativa e comemoração por parte dos pais. Quando ele começa a andar uma nova etapa em seu crescimento e desenvolvimento se inicia: agora, a criança é capaz de se locomover sozinha para onde quiser. Apesar do cuidado redobrado, a autonomia conquistada é um sinal muito saudável e positivo.

Muitas crianças divergem em relação à idade dos primeiros passos. Saiba a seguir quando os pais devem começar a se preocupar:

Os primeiros passos

Quando o bebê ganha coragem para largar os apoios e dar os primeiros passos, é uma questão de – pouco – tempo para que esteja correndo e pulando, cheio de energia, pela casa.

Ao longo do primeiro ano de vida muitas mudanças ocorrem como o bebê. Ele ganha coordenação motora aos poucos para sentar, virar e engatinhar. Depois, consegue ficar em pé sozinho – por volta dos 8 meses – e é aí que começa a andar, primeiro apoiado em alguns objetos como cadeiras e mesas, depois sozinho. A maioria das crianças ganha esta independência entre os 9 e os 12 meses, e anda bem alguns meses depois, por volta de 1 ano e 3 meses. É ainda bastante normal que um bebê comece a andar somente quando tiver 1 ano e 5 meses.

 Leia ainda: Como cuidar das brotoejas em bebês

Relação entre a idade dos primeiros passos e o desenvolvimento do bebê

Uma recente pesquisa científica divulgada pelo jornal britânico The Daily Mail revela que os pais não precisam ficar preocupados caso seus bebês estejam demorando para dar os primeiros passos. De acordo com o estudo, a idade em que a criança começa a andar em nada interfere ou influencia o desenvolvimento a longo prazo.

Quando se preocupar?

Mesmo que seu filho demore um pouco mais do que 1 ano e 5 meses para andar não há problema. O importante é perceber evolução em seus movimentos a partir do momento que adquire força e coordenação muscular.




Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>